Drama Moderno
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. “Relações Perigosas”: Walter Benjamin e Carl Schmitt no crepúsculo de Weimar
Resumo Enzo Traveso analisa a relação entre Walter Benjamin e Carl Schmitt no contexto da crise europeia dos anos 1930. Benjamin consagrou a Schmitt algumas passagens de seu livro sobre o drama barroco alemão (1928) e em 1930 escreveu a ele uma carta em que enfatizou suas afinidades com o teórico da ditadura e do decisionismo. Schmitt não respondeu a ca
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 2020-09
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2. ERRATA
Resumo Enzo Traveso analisa a relação entre Walter Benjamin e Carl Schmitt no contexto da crise europeia dos anos 1930. Benjamin consagrou a Schmitt algumas passagens de seu livro sobre o drama barroco alemão (1928) e em 1930 escreveu a ele uma carta em que enfatizou suas afinidades com o teórico da ditadura e do decisionismo. Schmitt não respondeu a ca
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-09
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3. Nietzsche e o ecstase: o trágico a partir de uma reinterpretação dos conceitos de phobos e eleos
Resumo Pretendemos, neste artigo, expor a noção trágica nietzschiana na conferência O Drama Musical Grego e os fragmentos póstumos escritos no mesmo período, mostrando que o desenvolvimento dessa concepção caminha peri passu à crítica ao pensamento moderno. Essa crítica é realizada por meio do conceito de ecstase, o qual se confronta com a ideia
Cad. Nietzsche. Publicado em: 30/09/2019
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4. Uma confissão em fragmentos: Goethe, Fausto e o peregrino
resumo Goethe nos conta em Poesia e verdade que tudo o que escreveu seria “fragmentos de uma grande confissão”. Partindo das novas descobertas da filologia da edição, este ensaio busca explicitar que tal autoavaliação de Goethe se aplica antes de tudo ao seu trabalho no drama Fausto, que durou sua vida inteira. Da primeira publicação do texto em 1
Estud. av.. Publicado em: 12/08/2019
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5. LEGITIMAÇÃO SOCIAL EM TEXTOS LITERÁRIOS: STATUS E ETICIDADE NA DRAMATURGIA TRÁGICA OCIDENTAL
RESUMO: Este artigo revisita a dramaturgia trágica ocidental sob a perspectiva da legitimação social. Analisando períodos distintos dessa tradição teatral, evidencia-se como a relação entre status social e ethos heroico regula o universo dramático, modelando efeitos estéticos, éticos e políticos condizentes com as distintas “estruturas de senti
Cad. CEDES. Publicado em: 2018-08
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6. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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7. O teatro de Nelson Rodrigues : moderno e nacional
Este trabalho tem o objetivo de analisar duas peças de Nelson Rodrigues, Álbum de família e Os sete gatinhos, à luz das teorias sobre o drama expostas por Peter Szondi em Teoria do drama burguês e Teoria do drama moderno. Verifica-se a relação dessas obras de Nelson Rodrigues com o gênero literário ¿drama¿. As alterações que tal gênero sofreu a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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8. Relações comunicativas no processo de criação teatral: o diretor dramaturgo
A partir do monólogo, aqui chamado forma teatral elementar, estudar o processo de criação artística da direção teatral. A importância assumida pela figura do diretor teatral nas últimas décadas aponta para o surgimento de uma nova dramaturgia, a dramaturgia da encenação teatral. O diretor de teatro moderno assume papel de destaque no espetáculo c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011
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9. História e ficção na construção do conflito trágico Em as bruxas de salém, de Arthur Miller
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre história e ficção na construção da peça The Crucible (As Bruxas de Salém, 1953), de Arthur Miller. Após situar o leitor no teatro moderno norte-americano e na vida do autor, buscando assim enquadrar os estudos do texto no contexto da época de Miller, visando uma interpretação que
Publicado em: 2011
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10. Tradução da tragédia As Fenícias, de Eurípides, e ensaio sobre o prólogo (vv. 1-201) e o primeiro episódio (vv. 261-637) / Translations of Euripides Phoenissae and essay on the prologue (vv. 1-201) and the first episode (vv. 261-637)
Destinada ao público não especializado na questão da poesia dramática grega, a pesquisa de doutorado tem como foco principal a tradução em prosa da tragédia As Fenícias, de Eurípides. Apresenta-se, também, um ensaio sobre o prólogo e o primeiro episódio, possibilitando aos leitores da tragédia compreender um aspecto por vezes esquecido, mas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2010
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11. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
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12. O Pagador de Promessas: dramaticidade e tragicidade, da literatura ao cinema
Esta pesquisa investiga a produção de efeitos dramáticos e trágicos na peça O Pagador de Promessas, escrita por Dias Gomes, em 1959, como também em sua adaptação fílmica homônima, dirigida por Anselmo Duarte, em 1962. A peça revela embates entre culturas antagônicas através de conflitos sociais dramatizados por personagens que não apenas empres
Publicado em: 2010