Uma confissão em fragmentos: Goethe, Fausto e o peregrino

AUTOR(ES)
FONTE

Estud. av.

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/08/2019

RESUMO

resumo Goethe nos conta em Poesia e verdade que tudo o que escreveu seria “fragmentos de uma grande confissão”. Partindo das novas descobertas da filologia da edição, este ensaio busca explicitar que tal autoavaliação de Goethe se aplica antes de tudo ao seu trabalho no drama Fausto, que durou sua vida inteira. Da primeira publicação do texto em 1790 até seu término em 1831, o ensaio evidencia as rupturas na biografia de Goethe e na época goethiana. Diante do pano de fundo da época de crise europeia entre 1789 e 1830, torna-se evidente a constelação inquietante e moderna na obra completa de Goethe: o conflito irreconciliável entre Fausto e o peregrino. Nessa cena carregada de significado, escrita ao final da reformulação e da retomada do trabalho no manuscrito do Fausto, processo que no todo se estendeu ao longo de mais de sessenta anos, Goethe insere na ação dramática o sorvedouro poderoso do movimento histórico moderno que se inicia na revolução industrial. A consequente catástrofe do peregrino será entendida como a imagem trágica com a qual Goethe confere uma expressão simbólica à visão realista sobre o próprio anacronismo.abstract Goethe tells us in Truth and Poetry that everything he wrote would be “fragments of a great confession.” Based on new discoveries in edition philology, this essay seeks to demonstrate that Goethe’s self-evaluation is applicable above all to his work on the Faust drama, which took his entire life to complete. From the first publication of the text in 1790 to its conclusion in 1831, this essay highlights ruptures in Goethe’s biography and in Goethe’s time. Given the background of Europe’s crises between 1789 and 1830, a disquieting and modern constellation is evident in Goethe’s complete works, namely, the irreconcilable conflict between Faust and the Traveler. In a scene full of significance, written at the end of the reworking and rewriting of the Faust manuscript, a process that extended over sixty years, Goethe inserts into the dramatic action the powerful maelstrom of the modern historic movement that begins with the Industrial Revolution. The consequent catastrophe of the Traveler will be understood as a tragic image with which Goethe bestows a symbolic expression to the realistic vision on anachronism itself.

Documentos Relacionados