Nietzsche e o ecstase: o trágico a partir de uma reinterpretação dos conceitos de phobos e eleos
AUTOR(ES)
Carneiro, Rafael Vieira Menezes
FONTE
Cad. Nietzsche
DATA DE PUBLICAÇÃO
30/09/2019
RESUMO
Resumo Pretendemos, neste artigo, expor a noção trágica nietzschiana na conferência O Drama Musical Grego e os fragmentos póstumos escritos no mesmo período, mostrando que o desenvolvimento dessa concepção caminha peri passu à crítica ao pensamento moderno. Essa crítica é realizada por meio do conceito de ecstase, o qual se confronta com a ideia de tragédia entendida a partir da poesia, Deste modo, exporemos como Nietzsche articula o seu conceito de ecstase como um contraponto à compreensão moderna da “Poética” de Aristóteles, assim como as suas aproximações e distanciamentos da filosofia schopenhaueriana ao formular sua concepção trágica.Abtract In this article we intend to expose the nietzschean tragic notion in the conference The Greek Musical Drama and the posthumous fragments written in the same period, showing that the development of this conception goes peri passu to criticism of modern thought. This criticism is made through the concept of ecstase, which confronts the idea of tragedy understood from poetry. In this way, we will expose how Nietzsche articulates his concept of ecstase as a counterpoint to the modern understanding of Aristotle's Poetics, as well as his approximations and distances from Schopenhauer's philosophy in formulating his tragic conception.
Documentos Relacionados
- Nietzsche e o renascimento do trágico
- Mito e música: o trágico no jovem Nietzsche
- O trágico, o cômico e a "distância artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche
- O pensamento trÃgico no jovem Nietzsche: metafÃsica, conhecimento e redenÃÃo
- O céu dos sábios: o sol de Platão a partir das estrelas de Nietzsche