Didi Huberman
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25. Jardim de passiflora:impressões,marcas e devaneios / Passiflora garden:prints,marks and day dreams
Jardim de passiflora: Impressões, marcas e devaneios é o título desta dissertação na linha de pesquisa de Processos Criativos. Partindo de experimentações teóricas e práticas, almejou-se realizar uma pesquisa na qual a obra fosse o objeto central de investigação, considerando o seu processo de criação e as variações que ocorreriam na sua reali
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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26. ...Ou onde se habitam as imagens...(a partir de um processo fotográfico relacional e líquido) / ...Or where the images inhabit...( from a relational liquid photographic process)
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a fotografia como fator relacional, através do conceito de arte relacional proposto por Nicolas Bourriaud. Entende-se aqui a arte relacional, ou mais precisamente a fotografia relacional, como um método, um procedimento. Propõe-se também neste procedimento que a imagem em si já é um lugar. Um lugar de rela
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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27. Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971)
O objetivo deste trabalho é relacionar a série Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento da Terra Nova que fez Pedro Álvares Cabral a EL-Rei Nosso Senhor (1971) do artista plástico Glauco Rodrigues com a construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, quatro objetivos específicos foram traçados: em primeiro lugar, o contexto polít
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2011
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28. O ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparativo entre a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 18891954) e Arthur Bispo do Rosário (Brasil, 1909-1989)
Abordar o ritual como paradigma no processo e na criação plástica, por meio de um estudo comparado da produção artística de Armando Reverón e Arthur Bispo do Rosário, trouxe vários desafios, entre eles, realizar um recorte dos conceitos de mito e ritual, vastos, na Antropologia e contrapô-los ao seu equivalente conceitual nas Artes Plásticas. Fala
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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29. De semelhança a semelhança
O artigo analisa a imagem e a semelhança como condições essenciais na experiência literária de Maurice Blanchot, discutindo, a partir de várias obras do escritor, as relações entre linguagem e imagem. Trabalha-se em especial a noção de "meio absoluto", invocada por Blanchot para descrever o devir-imagem da linguagem na literatura.
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-06
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30. Um atlas contra o vento
Este artigo aborda duas exposições, Atlas. Como llevar el mundo a cuestas?, cujo curador foi Georges Didi-Huberman e Imágenes e Historias. Argentina 1848-2010, curada por Diana Wechsler. Am-bas consideram a produção artística como fruto de montagem, em que objetos, espaços e tempos podem ser reconfigurados. Am-bas também encaram a experiência da ima
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-06
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31. A imagem rarefeita : entre o vazio e o infinito
A partir da minha produção de fotografias da série Paredes, este estudo investiga a representação de paredes brancas e relaciona as imagens produzidas com as reflexões dos teóricos contemporâneos de arte Hanneke Grootenboer, sobre fundos de naturezas-mortas da Holanda seiscentista, e Georges Didi-Huberman, sobre a representação de paredes em alguns
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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32. A marca corporal como registro de existência e a pele como superfície de experiência : o contato como paradigma para as imagens impressas do corpo
A marca corporal como registro de existência e a pele como superfície de experiência: o contato como paradigma para as imagens impressas do corpo é uma pesquisa de mestrado em Poéticas Visuais que articula questões provenientes de uma prática artística que é fundamentada em procedimentos gráficos e numa produção textual reflexiva. O objeto de est
Publicado em: 2011
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33. Text not informed by the author / Pede-se abrir os olhos psicanálise e reflexão estética hoje
O presente trabalho pretende investigar como é feita a utilização da teoria psicanalítica no cenário da reflexão estética e da crítica de arte contemporâneas. Para tanto, o recorte se concentra em dois pensadores que se tornaram significativos na atualidade, embora não sejam os únicos: o crítico Hal Foster e o historiador da arte Georges Didi-Hub
Publicado em: 2010
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34. Desenho inscrito no corpo
Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que conside
Publicado em: 2010
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35. Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea / Dialectical image and critical image: photo image and perception in modern and contemporary metropolis
O campo dessa pesquisa é a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo por objetivo pensar a potência crítica da fotografia orientada para a metrópole contemporânea. O entendimento desta potência crítica no presente e como termo atuante na relação entre estes três elementos, torna necessário o exame desta relação na metrópole moderna
Publicado em: 2010
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36. Hubert Duprat e a poética do revestimento
This research intended an analysis from the French plastic artist Hubert Duprats work, his Cases. Aiming to study questions that could help to understand contemporary art and its peculiarities, and wishing understanding a little more about the use of gold as plastic material in art through time, this contemporary artist was chosen and this work of his, which
Publicado em: 2009