Desenho inscrito no corpo
AUTOR(ES)
Eugenio Paccelli da Silva Horta
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que considerem não só a linha, o desenho, mas sua origem, o pensamento, que se realiza no lugar sobre si mesmo o corpo. Propõe-se que a formulação de aulas, a criação de metodologias didáticas específicas e a atuação em sala de aula sejam parte integrante de demandas plásticas e poéticas da experiência do artista/professor. Transitando por autores como Jorge Wagensberg, Michel Onfrey, Villém Flusser, Lucia Gouvêa Pimentel, Lina Bo Bardi, Georges Didi-Huberman, entre outros, baseia-se na própria prática do artista/professor e em sua elaboração de teorias condizentes com cada momento/grupo/objetivo/conteúdo do ensino de arte.
ASSUNTO(S)
performance (arte) teses. figura humana na arte teses. desenho teses. arte estudo e ensino teses. criação (literária, artística, etc.) teses. artes teses. teses eba.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DNH8ADocumentos Relacionados
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