O ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparativo entre a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 18891954) e Arthur Bispo do Rosário (Brasil, 1909-1989)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/08/2011

RESUMO

Abordar o ritual como paradigma no processo e na criação plástica, por meio de um estudo comparado da produção artística de Armando Reverón e Arthur Bispo do Rosário, trouxe vários desafios, entre eles, realizar um recorte dos conceitos de mito e ritual, vastos, na Antropologia e contrapô-los ao seu equivalente conceitual nas Artes Plásticas. Falar de ritual na produção artística dos dois artistas citados é falar de suas mitopoéticas, de suas performances, de sua obra ficcionalizada e materializada. Assim, este trabalho trata o conceito de ritual do ponto de vista das religiões que, por sua vez, o relacionam com o mito, utilizando como referência teórica os estudos de Mircea Eliade. De uma perspectiva ampla, para a construção desses conceitos, foram também utilizadas outras referências teóricas como, na Antropologia, Martine Segalen e seu panorama histórico do conceito ritual; Stanley Tambiah, com a definição que relaciona ritual e performance; Emile Durkheim, com os ritos positivos e negativos; e Arnold Van Gennep e os rituais de passagem. Por sua vez, do ponto de vista da ritual art, nas Artes Plásticas, foram importantes as pesquisas de Lucy Lippard e Claude Lévi-Strauss, com suas relações conceituais entre a Antropologia, a Literatura e outras artes. A metodologia seguida neste trabalho foi a análise comparativa, começando por um levantamento da situação da pesquisa no contexto da academia e da crítica, para depois apresentar os dois artistas, relacionando-os com o momento da História da Arte ao qual cada um dos artistas corresponde. A seguir, foram tangenciados os conceitos fundamentais para o trabalho e foi feita a exegese comparativa da obra, entendendo por esta última a mitopoética, o espaço construído e ficcionalizado, os procedimentos artísticos rituais e a materialização dos objetos. Para a obra materializada de Reverón, selecionamos os conjuntos das bonecas de pano, os objetos, as obras brancas e as obras figurativas que utilizam arranjos prévios antes da sua execução. Por sua vez, de Bispo foram selecionados os ORFAs e as assemblages ou vitrines. Nestes conjuntos de obras foram detectados os conceitos de tridimensionalidade, que relacionam o ritual com a materialização, a partir das propostas de Donald Judd, aplicadas aos artistas dos anos de 1960; aura, a partir da conceituação de Walter Benjamin e George Didi-Huberman; simulacro e similitude, utilizando as referências de Mario Perniola; e de dupla articulação, a partir dos estudos de Claude Lévi-Strauss, na análise das obras de outros artistas. Por último, reservou-se uma atenção especial às obras La Mantilla de Reverón e o Manto da Apresentação de Bispo. Espera-se que esta pesquisa tenha podido contribuir com os trabalhos especializados sobre a obra de dois artistas de grande importância no contexto das Artes Plásticas da América do Sul e do mundo das Belas Artes.

ASSUNTO(S)

reverón, armando, 1889-1954 critica e interpretação teses. rosário, arthur bispo do, 1911-1989 critica e interpretação teses. arte apreciação teses. performance (arte) teses. ritualismo teses. artes plásticas teses. arte e antropologia teses. artistas brasileiros teses. artistas venezuelanos teses. teses eba.

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