Didi Huberman
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13. Imagens apesar de tudo: problemas e polêmicas em torno da representação, de Shoah a O filho de Saul
Resumo Este artigo pretende investigar as polêmicas e os problemas em torno da representação do Holocausto (Shoah), a partir de três ensaios de Georges Didi-Huberman, Images malgré tout (2003), "Cascas" (2013) e Sortir du noir (2015). Tais textos se endereçam ao “inimaginável” e ao “irrepresentável”, filosófico e estético, e o refutam, por
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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14. Uma ninfa a perseguir cabeças: imagens de Salomé na coluna Garotas do Alceu
Resumo O presente artigo aborda as temporalidades das imagens da coluna Garotas do Alceu da revista O Cruzeiro. As pin-ups ilustradas por Alceu Penna para a coluna Garotas foram imagens permeadas de publicidades, comportamentos, morais e modas em voga em seu tempo histórico de produção. Contudo, segundo Georges Didi-Huberman, a imagem pertence ao tempo. T
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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15. MEMORY TRANSMISSION, SURVIVAL AND MULTICULTURALISM IN CONTEMPORARY CANADIAN LITERATURE
Resumo Em 2014, a escritora quebequense Catherine Mavrikakis publica Diamanda Galas, uma narrativa em homenagem à artista e musicista americana de origim grega, Diamanda Galas, pela editora Héliotrope de Montréal, inaugurando uma nova coleção intitulada “Guerrières et Gorgones”. Na mesma época e na mesma coleção, outra escritora quebequense, Mar
Alea. Publicado em: 2016-12
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16. Arthur Bispo do Rosario além dos muros da Colônia
Resumo Este trabalho propõe um olhar sobre a obra de Arthur Bispo do Rosario, que secundariza a patologia e prioriza o vivido. É frequente o cotejamento com Marcel Duchamp por conta da similaridade formal sustentada por algumas de suas obras. Mas a heterogeneidade dos percursos desafia a recepção a uma reflexão mais detida sobre suas respectivas experi�
Psicol. USP. Publicado em: 2016-12
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17. Montagem e Imagem como Paradigma
Resumo: O pensar como montagem e imagem tornou-se um método revelador nos processos de estudos práticos e teóricos do artista e dos pesquisadores nos séculos XX e XXI. Este artigo procura articular três formas de pensar por montagem: nas obras de Bertolt Brecht, Sergei Eisenstein e Georges Didi-Huberman. O filósofo e historiador da arte Georges Didi-Hu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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18. RETRATOS SUBEXPOSTOS DE MIGUILINS
Resumo Este texto tem como objetivo analisar as imagens da infância presentes nos relatos de memória de moradores do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, com base nas reflexões de Georges Didi-Huberman a respeito da representação dos povos, sua super ou subexposição, assim como na arqueologia dos brinquedos proposta por Walter Benjamin. Ob
Alea. Publicado em: 2015-12
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19. A cidade que nos olha: imagem e vestígio nos noturnos de Cássio Vasconcellos
Resumo: O ensaio propõe uma leitura do livro fotográfico
Noturnos São Paulo (2002), de Cássio Vasconcellos, articulando considerações sobre a consistência imagética das fotografias urbanas que o compõem a questões associadas à memória do próprio dispositivo (da fotografia, do livro). O trabalho crítico, iluminaGaláxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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20. Elogio do anacronismo: para os andróginos de Ismael Nery
"Por que fazer o elogio do anacronismo quando se é historiador?" - perguntou Loraux. O anacronismo, que já foi o pecado dos historiadores, hoje se impõe. Numa abordagem inspirada por alguns filósofos contemporâneos, tais como Agamben, Rancière e Didi-Huberman, que instigam em nosso pensamento uma nova concepção de tempo, este artigo desenvolve argume
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-12
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21. A vida póstuma de Aby Warburg: por que seu pensamento seduz os pesquisadores contemporâneos da imagem?
A fama de Aby Warburg (1866-1929) sempre superou o conhecimento de sua obra. Mas, nas últimas duas décadas, alguns dos mais importantes pensadores da estética - como Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben - encontram neste obscuro historiador da arte alemão um precursor de suas próprias investigações. Partindo do debate sobre o legado de Warburg nas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
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22. O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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23. O papel educativo da fotografia de vida selvagem
Este texto examina duas reportagens dos fotógrafos James Balog e Michael Nichols, da revista National Geographic, sobre animais selvagens em zoológicos para questionar o que nos ensinam as denominadas fotografias de animais a respeito do lugar reservado à vida selvagem na cultura contemporânea. Partindo das considerações do filósofo francês Didi-Hube
Educ. Soc.. Publicado em: 2013-03
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24. Pelas dobras da cidade: Curitiba e seus artistas / By the folds of the city: Curitiba and its artists
Esta pesquisa apresenta estudo sobre a obra dos artistas paranaenses: Helena Wong, Leonor Botteri, Mazà Mendes, Nego Miranda e Miguel Bakun, procurando desvelar a influÃncia que a cidade de Curitiba gerou nesses trabalhos, bem como relaÃÃes com outros artistas de tempo e espaÃo distintos, comparando as obras e criando elos que talvez sejam capazes de pr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2012