Cultura Erudita
Mostrando 13-24 de 42 artigos, teses e dissertações.
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13. Entre o violoncelo e o cavaquinho: música e sujeito popular em Machado de Assis
Resumo O artigo discute a tensão entre a cultura erudita, a emergente cultura popular e a incipiente cultura de massas através de uma análise do estatuto da música na obra de Machado de Assis. Dedicando atenção especial a um conjunto de crônicas sobre o tema e aos contos “Um homem célebre” e “O machete”, o artigo propõe que a obra de Machado
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-06
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14. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
Este artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repe
Psicologia em Estudo. Publicado em: 2011-06
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15. A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2010
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16. O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição
No estágio em que se encontram os estudos de música popular no Brasil, é crucial discutir a definição de "música popular" e as abordagens teóricas usadas para fundamentar sua análise. Ambas as questões são tratadas aqui por meio de uma articulação crítica que envolve estruturas musicais, sociedade e cultura. Propõe-se, portanto, uma contribuiç
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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17. Mário de Andrade and the aesthetics of the popular dance bumba-meu-boi / Mário de Andrade e a estética do bumba-meu-boi
O objeto de estudo deste trabalho é a estética da dança popular bumba-meu-boi, a partir das pesquisas de Mário de Andrade (1893-1945). O folguedo, encenado apenas no Brasil há mais de um século, e que se mantém vivo até hoje, despertou a curiosidade do poeta modernista, cujo interesse trouxe a referida dança dramática para o centro de sua atenção
Publicado em: 2010
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18. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
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19. Nossa Senhora do Aterro : Florianópolis a partir das crônicas ligeiras de Beto Stodieck (1971-1980)
Temos aqui um estudo de caso onde se exercita, dentro do partido teórico-metodológico da história cultural do urbano, a aplicação do conceito ‘trajetória social’ aos estudos históricos, Visa estabelecer as condições que possibilitaram ao jornalista Beto Stodieck assumir a condição de porta-voz de uma parcela dos jovens da elite florianopolitan
Publicado em: 2010
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20. Mixing cultures in the circus - Circus-theater and cultural circularity in São Paulo (1930-1970) / Mixórdia no picadeiro: circo, circo-teatro e circularidade cultural na São Paulo das décadas de 1930 a 1970
O circo-teatro, presente na paisagem urbana de São Paulo em todo o século XX, constituiu-se em espetáculo popular baseado na hibridização cultural, com elementos da cultura erudita e da cultura de massa. Por sua vez, essas duas se apropriaram do discurso circense, num processo evidente de circu-laridade cultural.
Publicado em: 2009
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21. A Discoteca Pública Municipal de São Paulo (1935-1945) / The Public Recorder Collection of São Paulo (1935-1945)
Em 1935, a Prefeitura de São Paulo criou, com a participação de Mário de Andrade, o Departamento de Cultura. O próprio modernista acabou assumindo o cargo de primeiro chefe do órgão. Em sua estrutura foi criada a Discoteca Pública Municipal, que era dirigida por Oneyda Alvarenga. Órgão ativo de pesquisa inserido no projeto de música nacional de M�
Publicado em: 2009
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22. Os espíritas e as letras : um estudo antropológico sobre cultura escrita e oralidade no espiritismo kardecista
O presente trabalho, feito com base em pesquisa etnográfica e análise de literatura, analisa o modo como a cultura escrita, a oralidade e narrativas relacionam-se no espiritismo kardecista no Brasil, tendo em vista a especificidade de uma religião que, ao se pretender cristã, racionalista e erudita, legitima a autoridade de seu referencial doutrinário,
Publicado em: 2009
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23. Açorianos no Rio Grande do Sul : antecedentes e formação do espaço urbano do século XVIII
A tese estuda a configuração urbana inicial dos 25 assentamentos estabelecidos pela administração colonial portuguesa no século XVIII no território que hoje constitui o Estado do Rio Grande do Sul, caracterizados em boa parte pela presença açoriana. A questão mais abrangente apresentada refere-se à verificação da existência ou não, de um tipo d
Publicado em: 2009
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24. ROTAS DO SERTÃO: PATATIVA DO ASSARÃ E EUCLIDES DA CUNHA ENTRE IDENTIDADE E REPRESENTAÃÃO
Este estudo tenciona analisar as representaÃÃes do sertÃo e da identidade sertaneja na obra de Patativa do Assarà e Euclides da Cunha, assim como traÃar um perfil literÃrio e biogrÃfico dos dois autores numa perspectiva intercultural e intersubjetiva. Nesse sentido, à lÃcito salientar que a cultura brasileira por ser caracterizada pela diversidade e
Publicado em: 2008