A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
AUTOR(ES)
Robson Lopes
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
15/07/2010
RESUMO
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o processo histórico de apropriação e ressignificação pelo qual passaram. História, cultura e diversidade são elementos determinantes do pertencimento, tanto do indivíduo, como da obra à cultura que os produz. A partir das análises literária e musical buscaremos elementos para a interpretação revitalizada tanto da obra de Marlos Nobre, como de outras canções afrobrasileiras do repertório da canção de câmara.
ASSUNTO(S)
musica analise, apreciação. musica para piano. musica teses. nobre, marlos, 1939- cultura afro-brasileira.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVADocumentos Relacionados
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