Entre o violoncelo e o cavaquinho: música e sujeito popular em Machado de Assis
AUTOR(ES)
Avelar, Idelber
FONTE
Estud. Lit. Bras. Contemp.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
Resumo O artigo discute a tensão entre a cultura erudita, a emergente cultura popular e a incipiente cultura de massas através de uma análise do estatuto da música na obra de Machado de Assis. Dedicando atenção especial a um conjunto de crônicas sobre o tema e aos contos “Um homem célebre” e “O machete”, o artigo propõe que a obra de Machado foi a primeira reflexão literária sobre a música como cifra privilegiada da nacionalidade.
ASSUNTO(S)
música cultura popular machado de assis
Documentos Relacionados
- Música e teatro em Machado de Assis
- Sujeito e linguagem em contos de Machado de Assis -: articulações entre a lingüística e a psicanálise
- "A Carolina", soneto de Machado de Assis em música de Hostílio Soares
- O sujeito desarvorado em quatro contos de J.M. Machado de Assis
- O entre-lugar: Machado de Assis e a sensibilidade pós-moderna