Critica Teatral Teses
Mostrando 13-24 de 25 artigos, teses e dissertações.
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13. Os sertões de Euclides da Cunha e a engenharia espetacular do Teat(r)o oficina de José Celso Martinez Corrêa
A presente pesquisa procurou desenvolver uma reflexão sobre a leitura que José Celso Martinez Corrêa fez da personagem Euclides da Cunha e de sua obra Os sertões, criando, assim, uma segunda obra. A peça é dividida em cinco partes A Terra, O Homem I, O Homem II, A Lutas I e A Luta II - cada uma sendo apresentada em um dia, podendo ser vista e analisada
Publicado em: 2009
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14. Penance for passionate sin and a memory of a crime :: Yeats and the metaphors of evil
Este estudo analisa a representação do mal em duas peças de W. B. Yeats: The Countess Cathleen (A Condessa Cathleen), de 1892, publicada pela primeira vez no segundo volume de poesia produzido pelo autor e a primeira peça que compõe o seu cânone, e Purgatory (Purgatório), cuja primeira performance aconteceu em 1938 e cuja publicação se deu no volume
Publicado em: 2009
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15. A presença do medievalismo em Gonçalves Dias: uma estudo das Sextilhas de Frei Antão / XXX
A dissertação visa estudar as Sextilhas de Frei Antão de Gonçalves Dias, procurando compreender seu significado no conjunto da obra do autor e destacar sua relação com a corrente medievalista do Romantismo. As Sextilhas parecem destoar do espírito nacionalista que vigorou depois da Independência brasileira, pois além de reunir temas e lendas portugu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2008
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16. Encenação em Wagner na contemporaneidade
Esse trabalho visa a um estudo da influência na recepção recente das encenações de obras de Richard Wagner, mais especificamente aqueles quatro dramas que compõem a tetralogia Der Ring des Nibelungen. Para tanto, será feita também uma análise dos fatores históricos e culturais relacionados à obra Wagneriana e ao pensamento de Wagner e sua formaç�
Publicado em: 2008
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17. Mulheres que matam: a morte em "Puesta en Claro", de Griselda Gambaro
Nesta dissertação objetiva-se fazer uma análise das mudanças comportamentais da personagem feminina Clara na peça "Puesta en claro" (1974) da dramaturga argentina Griselda Gambaro. O foco principal dessa mudança se faz na peça por um viés paradoxalmente instituído: a morte pelas mãos femininas. Nesta análise pretende-se verificar a imagem da mulhe
Publicado em: 2008
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18. O Corpo Mutilado: a construção da memória e as relações de poder em Griselda Gambaro
Esta dissertação aborda as relações entre literatura, alteridade e cultura, por meio de uma revisão semiótica da obra teatral da escritora argentina Griselda Gambaro (1928). A análise se norteia em conceitos como violência, testemunho, alteridade e intertextualidade e faz considerações acerca do contexto histórico, político e social da obra em es
Publicado em: 2008
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19. Quebra-cabeça: o teatro pós-moderno de Rámon Griffero
Esta dissertação dedica-se à investigação da linguagem pós-moderna desenvolvida pelo dramaturgo e diretor teatral chileno Ramón Griffero nos textos dramáticos "Cinema Utoppia" e "Tus deseos en fragmentos". As análises das duas peças focam principalmente dois tópicos: a construção da memória do período da ditadura militar chilena entre 1973 e 1
Publicado em: 2007
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20. A rubrica como literatura de cena: semiologia da didascália em Querô (Uma Reportagem Maldita), de Plínio Marcos e El Coordinador, de Benjamin Galemiri
Esta dissertação trata do papel da rubrica no teatro latino-americano da segunda metade do século XX, examina suas características e funções, como concretizadoras da materialidade cênica ou formação do imaginário do leitor e como estilo particular de o dramaturgo visualizar o espetáculo posterior, procurando situá-las como literatura da cena. Est
Publicado em: 2007
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21. Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
Trata-se, nesta dissertação, de um estudo da peça Estado de Sítio (1949) de Albert Camus, tendo como eixos os conceitos de peste e de estrangeiridade. Partimos de uma apresentação do percurso teatral desse autor, destacando a criação dos grupos Téâtre du Travail e Teatro de l Équipe até a sua proposta do Novo Teatro, e procurando verificar como s
Publicado em: 2007
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22. Entre a precisão e espontaneidade: Grotowski e os princípios pragmáticos do trabalho do ator
This work approaches the relationship between precision and spontaneity as a pragmatic principle of the actor s craftsmanship base, from the texts and reports of the polish director Jerzy Grotowski. The analysis is led by a pragmatic logic, in which the concepts are dynamically connected with the practice. We observe the pair, precision and spontaneity, situ
Publicado em: 2007
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23. Dança-teatro: a falta que baila: A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater
Cette recherche vise à compendre les nuances de le processus de construction du texte en les spectacles de Pina Bausch. On tient comme point de départ l hypothèse dont la tessiture des espetacles marchent par les imprécis terrains de la subjectivité et de la mémoire corporelle, sest présentée ici une analyse de lécriture de Pina Bausch se privilégi
Publicado em: 2007
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24. Entre mundos, gestos e palavras: memória corporal, literatura e história no Ballet-Drama K iche rab inal Achi
Esta pesquisa objetiva a realização de um estudo inter e multidisciplinar da obra Rab inal Achi, considerada, até o presente momento, o principal remanescente da arte dramática mesoamericana. O Rab inal Achi é reconhecido como patrimônio cultural da Guatemala, destacando-se, sobretudo,na condição de relíquia viva da comunidade K iche-achi, assentada
Publicado em: 2006