A rubrica como literatura de cena: semiologia da didascália em Querô (Uma Reportagem Maldita), de Plínio Marcos e El Coordinador, de Benjamin Galemiri
AUTOR(ES)
Jose Maria Lopes Junior
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta dissertação trata do papel da rubrica no teatro latino-americano da segunda metade do século XX, examina suas características e funções, como concretizadoras da materialidade cênica ou formação do imaginário do leitor e como estilo particular de o dramaturgo visualizar o espetáculo posterior, procurando situá-las como literatura da cena. Estes aspectos são verificados a partir da análise semiótica da rubrica do texto dramática e sua relação com o texto espetacular especificamente na peça Querô - Uma reportagem Maldita, de Plinio Marcos - adaptadapelo próprio autor a partir de seu romance de mesmo título e na análise do texto dramático El Coordinador, de Benjamin Galemiri e do espetáculo O Coordenador, encenado pela Odeon Cia. Teatral. Analisa-se assim a relação da rubricca do texto dramático com o processo de concretização do espetáculo, destacando-se a maneira pela qual esta rubrica já descrita influencia no processo de leitura da obra e da encenação da peça.
ASSUNTO(S)
marcos, plínio, 1935-1999. querô crítica e interpretação teses. literatura comparada teses. teatro brasileiro séc.xx história e crítica teses. literatura comparada chilena e brasileira teses. literatura comparada brasileira e chilena teses. galemiri, benjamin el coordinador critica e interpretação teses. teatro chileno. séc.xx história e crítica teses. semiótica e literatura teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZFGQ6Documentos Relacionados
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