O Corpo Mutilado: a construção da memória e as relações de poder em Griselda Gambaro
AUTOR(ES)
Luiz Carlos Goncalves Lopes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta dissertação aborda as relações entre literatura, alteridade e cultura, por meio de uma revisão semiótica da obra teatral da escritora argentina Griselda Gambaro (1928). A análise se norteia em conceitos como violência, testemunho, alteridade e intertextualidade e faz considerações acerca do contexto histórico, político e social da obra em estudo. São destacadas diversas situações que servem como referência aos eventos traumáticos que assolaram a América Latina entre as décadas de 60 e 80. Tenta-se demonstrar que o texto de Gambaro propõe, mesmo que indiretamente, uma reescrita da história oficial, a partir de um processo de recuperação da memória dos dominados, dessa forma pode ser pensado como uma escritura de protesto e resistência. O trabalho concentra-se fundamentalmente em duas peças, El campo (1967) e Puesta em claro (1974). Quanto à primeira, é analisada tendo como base uma discussão dos mecanismos de construção da memória. O exame da segunda ocorre ao redor do estudo das relações de poder que perpassam as peças de Gambaro.
ASSUNTO(S)
política na literatura teses. poder (ciências sociais) na literatura teses. alteridade teses. teatro latino-americano escritoras teses. gambaro, griselda, 1928- critica e interpretação teses. literatura. teses. memória na literatura teses. literatura e história teses. semiótica e literatura teses. intertextualidade teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7CVK5XDocumentos Relacionados
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