Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
AUTOR(ES)
Sandra de Padua Castro
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Trata-se, nesta dissertação, de um estudo da peça Estado de Sítio (1949) de Albert Camus, tendo como eixos os conceitos de peste e de estrangeiridade. Partimos de uma apresentação do percurso teatral desse autor, destacando a criação dos grupos Téâtre du Travail e Teatro de l Équipe até a sua proposta do Novo Teatro, e procurando verificar como seu pensamento a Peste de diferentes formas: como personagem, como abstração do mal e de toda forma de injustiça, e como personagem, como que pretende tocar e, simultaneamente, ser a própria vida. Para demonstrar essa analogia cotejamos o teatro de Antonin Artaud e o de Camus, especificamente seus conceitos sobre a peste. Verificamos nessa peça o confronto de um povo com um poder arbitrário e, embasados no pensamento camusiano, procuramos responder o que é a peste e qual a sua relação com a condição humana de estrangeiridade, além de identificar, no contexto de Estado de Sítio, as várias formas de ser estrangeiro. Por fim, procuramos demonstrar, a partir da montagem de ssa mesma peça pelo grupo Oficinão do Galpão, a pertinência do pensamento de Camus para a nossa contemporaneidade na América Latina e, mais especificamente, no Brasil.
ASSUNTO(S)
artaud, antonin, 1869-1948 crítica e interpretação teses. estrangeiros na literatura teses.peste na literatura teses. teatro filosofia teses. camus, albert, 1913-1960. estado de sítio crítica e interpretação teses. metáfora teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74TPQADocumentos Relacionados
- Graciliano Ramos, Valerie Rumjanek e o processo de (re)criação em "La Peste" de Albert Camus.
- O sentido do exílio em La Pestede Albert Camus
- A filosofia camuflada de Jean-Paul Sartre e Albert Camus
- Absurdo, revolta, ação : Albert Camus
- Albert Camus: a felicidade e a relação homem-natureza em diálogo com Epicuro