Os sertões de Euclides da Cunha e a engenharia espetacular do Teat(r)o oficina de José Celso Martinez Corrêa
AUTOR(ES)
Dagmar Patricia Mc Quade Antonacci
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
A presente pesquisa procurou desenvolver uma reflexão sobre a leitura que José Celso Martinez Corrêa fez da personagem Euclides da Cunha e de sua obra Os sertões, criando, assim, uma segunda obra. A peça é dividida em cinco partes A Terra, O Homem I, O Homem II, A Lutas I e A Luta II - cada uma sendo apresentada em um dia, podendo ser vista e analisada como um texto espetacular à parte ou como parte integrada à montagem maior, ou seja, Os sertões do Teatro Oficina. Nesse sentido, o texto dramatúrgico/espetacular de José Celso é analisado como uma leitura/concepção de Os Sertões de Euclides da Cunha, porém situado num contexto pós-moderno, que reproduz, por sua vez, todas as suas contradições e particularidades: as linguagens utilizadas são múltiplas e as fronteiras entre poesia, história e ficção são tênues, quase imperceptíveis. Em ambas as obras não há separação entre arte/vida de seus a(u)tores, elas se completam e criam um efeito de arte como experiência a ser multiplicada
ASSUNTO(S)
650 4 literatura teses. correa, josé celso martinez, 1937- crítica e interpretação teses. 600 14 cunha, euclides da, 1866-1909 sertões crítica e interpretação teses. 650 4 teatro brasileiro teses. 650 4 critica teatral teses. 650 4 teatro oficina teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMAXDocumentos Relacionados
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