Cratica De Cinema
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Parahyba masculina feminina neutra: cinema (in)direto, super 8, gÃnero e sexualidade (ParaÃba, 1979-1986) / Parahyba Masculina Feminina Neutra: (in)direct cinema, super 8 films, gender and sexuality (1979-1986)
A presente dissertaÃÃo estuda a produÃÃo cinematogrÃfica em Super 8 no estado da ParaÃba, que se deu a partir de 1979 â ano de realizaÃÃo do documentÃrio Gadanho, de Pedro Nunes e JoÃo de Lima â e estendeu-se atà 1986. O estudo empreende a anÃlise das experiÃncias cinematogrÃficas superoitistas no estado a partir de seus diÃlogos com a cinem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
2. Howards end: o espaÃo nas narrativas literÃria e fÃlmica / Howards end: the space in the literary and in the filmic narratives
A presente dissertaÃÃo examina a construÃÃo do espaÃo em duas narrativas: o romance Howards End (1910), de E. M. Forster, e o filme Retorno a Howards End (1992), dirigido por James Ivory. Nossa hipÃtese à de que a narrativa fÃlmica serve-se de elementos espaciais para tecer comentÃrios sobre o gÃnero ao qual pertence: os filmes de heranÃa; e, assi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/02/2012
-
3. O dispositivo e seu processo: anÃlise dos filmes 33, filmefobia e seus diÃrios de campo / The device and its process: analysis of 33 films, filmefobia and his field diaries
This research analyzes the movies 33(2003) and Filmefobia (2009), directed by Brazilian filmmaker Kiko Goifman. The movies were studied from their cinematographic perspective and narratives, seeking to indentify how act the appartus developed by the director and its relationship with the creative process. From an explanation about the concept of apparatus in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
-
4. SituaÃÃo de MÃdia: os meios de comunicaÃÃo na filmografia de Pedro AlmodÃvar / Media situation: the media in the filmography of Pedro AlmodÃvar
Apresentando como tema a filmografia de 17 longas-metragens comerciais do diretor espanhol Pedro AlmodÃvar, de âPepi, Luci, Bom y otras chicas del montÃnâ, de 1980, a âAbraÃos partidosâ, de 2009, esta dissertaÃÃo procura investigar de que forma sequÃncias fÃlmicas aqui nomeadas de situaÃÃes de mÃdia auxiliam o cineasta no desenvolvimento da nar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2010
-
5. A Ãtica RevolucionÃria: Utopia e DesgraÃa em Terra em Transe (1967). / Ethics revolutionary: utopia and disgrace in "Entranced earth" (1967)
Os cinemanovistas produziram narrativas audiovisuais sobre a teoria e a aÃÃo revolucionÃria, em concomitÃncia com as narrativas escritas no seio da militÃncia e da intelectualidade, consagrando-se, assim, como alguns dos principais formuladores da ideologia da revoluÃÃo brasileira. Com base nessa premissa, analisa-se como o filme "Terra em transe" (19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010
-
6. O novo ciclo de cinema em Pernambuco: a questÃo do estilo
O presente trabalho analisa a produÃÃo de um conjunto de filmes realizados por cineastas ligados a um grupo que se constituiu na dÃcada de 80, na Universidade Federal de Pernambuco e que, nos anos 90, foi consagrado pela crÃtica como âo novo cinema pernambucanoâ. Nesse grupo, que configura um outro ciclo de cinema no Estado, destacamse os cineastas, Pa
Publicado em: 2009
-
7. Making videos at the ColÃgio OttÃlia : technology and art as collective action / Fazendo vÃdeos no ColÃgio OttÃlia : tecnologia e arte como aÃÃo coletiva
Esta pesquisa trata da prÃtica de fazer vÃdeos no ColÃgio Estadual Professora OttÃlia Homero da Silva, cidade de Pinhais, regiÃo metropolitana de Curitiba; diferenciando o que se pode perceber a partir da comparaÃÃo entre dois gÃneros distinguidos como: um vÃdeo-ficÃÃo experimental e outro, um vÃdeo-documentÃrio institucional. Aborda a produÃÃ
Publicado em: 2008
-
8. Melodrama e NaÃÃo no Cinema Brasileiro dos Anos 1940 / Melodrama and Nation on Brazilian Cinema of the Forties
I wanna to realize an approach about brazilian film production linked with Estado Novo values. The movies are the feature films Birds without Nest (1939) by Raul Roulien, Clay (1940) by Humberto Mauro and Forbidden Romance (1944) by Adhemar Gonzaga. My key matter is to show the easy or difficult relations of those ideological values with the melodramatic str
Publicado em: 2007
-
9. O uso do cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialÃgica da disciplina histÃria. / The Cinema in the Classroom: A Learning Dialogical of The Discipline History.
Esse trabalho tem como escopo apresentar a importÃncia da utilizaÃÃo do cinema na sala de aula como documento histÃrico e como recurso didÃtico para uma aprendizagem dialÃgica significativa e crÃtica da disciplina histÃria AlÃm disso traÃa uma retrospectiva do cinema e de sua utilizaÃÃo para a educaÃÃo em vÃrios recortes histÃricos e em vÃri
Publicado em: 2007
-
10. RapsÃdia no sertÃo: Do "cÃdex" Ã tela, a trajetÃria da trupe do Auto da Compadecida.
Auto da Compadecida à uma narrativa performÃtica pelo seu carÃter cÃnico e polÃtico-social. Utiliza-se de um cenÃrio transgressor como uma pequena vila do sertÃo nordestino, TaperoÃ, esquecida pelo poder constituÃdo e, conseqÃentemente, acolhida pelo poder paralelo, o cangaÃo. As personagens suassunianas representam nÃo uma figura isoladamente, m
Publicado em: 2006
-
11. Cinema brasileiro nos jornais : uma anÃlise da crÃtica cinematogrÃfica na Retomada
Brazilian cinema has gone through various changes since 1995, year which saw the beginning of a period known as the âRetomadaâ, when film production resumed. As a reflexion of these times, the work of film critics published in the cultural sections of Brazilian daily newspapers also underwent changes. This projectÂs aim is to analyse the development of cr
Publicado em: 2004
-
12. Identidade e exÃlio em terra estrangeira
Este trabalho investiga a representaÃÃo das identidades culturais no filme de longa-metragem brasileiro Terra Estrangeira (1995). Para tal, adota o aporte teÃrico da crÃtica cultural contemporÃnea e elege como categorias centrais de anÃlise os conceitos de identidade e exÃlio. Trata-se, portanto, de um estudo de caso com abordagem orientada por uma me
Publicado em: 2004