Identidade e exÃlio em terra estrangeira

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Este trabalho investiga a representaÃÃo das identidades culturais no filme de longa-metragem brasileiro Terra Estrangeira (1995). Para tal, adota o aporte teÃrico da crÃtica cultural contemporÃnea e elege como categorias centrais de anÃlise os conceitos de identidade e exÃlio. Trata-se, portanto, de um estudo de caso com abordagem orientada por uma metodologia qualitativa. Com o objetivo de refletir sobre o modo como o filme retrata as identidades na contemporaneidade, foram traÃadas duas linhas de anÃlise: a primeira manteve o foco dirigido para a leitura da sintaxe da obra, contemplando aspectos determinantes para a construÃÃo da narrativa fÃlmica. A segunda ampliou a abordagem do tema e trouxe à tona questÃes essencialmente teÃricas acerca, sobretudo, da validade epistemolÃgica do conceito clÃssico de identidade. Ao longo do trabalho foi levantada a hipÃtese de que o filme traz um relato de identidades culturais que passam por um profundo colapso no contemporÃneo. Localizadas em situaÃÃo de exÃlio, as personagens articulam suas diferenÃas sem, no entanto, a proposiÃÃo de um discurso unÃssono, nostÃlgico e enaltecedor da matriz de onde partiram: a terra natal. Divorciados do referente da naÃÃo, formulam contranarrativas nÃo inteiramente esvaziadas, todavia, de utopias. Sob essa Ãtica, concluiu-se que, embora seja identificada em Terra Estrangeira a representaÃÃo de identidades estilhaÃadas, hÃ, subjacente a esse discurso, um projeto de paÃs, um discreto desejo de transformaÃÃo da matÃria-prima do ressentimento em respeito, da prosa em poesia, do nÃolugar em lugar. Da identidade em identidades

ASSUNTO(S)

exÃlio cinema brasileiro identidade comunicacao brazilian movie identity exile

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