Contemporary Cinema
Mostrando 13-24 de 103 artigos, teses e dissertações.
-
13. Urban Encounters: Stasis, Movement, Editing and Memory in Contemporary Cinema
This article employs a comparative approach to connect cities and cinemas by discussing the presence of the urban space in the films Foreign Land (Terra Estrangeira, Walter Salles and Daniela Thomas, 1995), Head-On (Gegen die Wand, Fatih Akin, 2004), Import Export (Ulrich Seidl, 2007) and What Time Is It There? (Ni Neibian Jidian, Tsai Ming-liang, 2001). Sho
Ilha Desterro. Publicado em: 2013-12
-
14. Envelhecimentos e velhices: novos olhares sobre a representação do feminino em filmes brasileiros contemporâneos / Aging and old age: new perspectives on the representation of the feminine in contemporary Brazilian films
A partir da relação que se estabelece entre representação midiática e construção identitária, objetivou-se neste trabalho analisar a representação da velhice e do envelhecimento no cinema brasileiro, problematizando essa singularidade na construção cinematográfica da identidade de gênero. Reconhecendo o discurso patriarcal como prática hegemô
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
-
15. Indústrias nacionais, diálogos regionais: trocas no cinema contemporâneo sulamericano / National industries, regional dialogues: changes in contemporary South American fiction film sector
In the past two decades the South American film production went back on track thanks to the slowdown of economic crises in the countries of the region and the implementation of better policies to support the film sector. This movie activity has received support from some initiatives in the region. The debate around the idea of integration promoted by Mercosu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
-
16. Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo / Voice and representation of the real: montage and construction of the narrative in contemporary Brazilian documentary
Neste estudo buscamos compreender a produção dos documentários brasileiros dos dias atuais a partir de um dos seus processos técnicos: a montagem. Queremos neste trabalho estudar a relação existente entre esta etapa da produção e a construção da narrativa, uma vez que é na montagem que o material bruto ganha forma, seja ele composto por imagens gr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
-
17. A voz invísivel do ator sobre o cinema brasileiro: a busca por discursos sobre formação e técnicas de interpretação e os relatos de Leona Cavalli e Matheus Nachtergaele
The present study considers the scarcity of publications about acting in the cinema and especially of speeches written and published by actors, and proposes a reflection about the invisibility of the actors "voice" in the theory about his craft in this art. As a research subject were chosen two of the most representative interpreters of contemporary film pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
18. Na estrada com José, no mar com Manoel: a construção das representações espaço-temporais em "Viagem a Portugal" de José Saramago e em "Um filme falado" de Manoel de Oliveira
This work has the main purpose to understand the ways space and time conceptions are represented in A Talk Picture, Manoel de Oliveira`s picture and Voyage to Portugal, José Saramagos book. The concept of voyage is analysed through different perceptions constructed by the travelers when visiting Portugal or the Mediterranean World . So,the investigative eye
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2012
-
19. Carne de Fieras, Barrios Bajos e Aurora de Esperanza - o melodrama anarquista na produção cinematográfica da CNT, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) / Carne de fieras, Barrios Bajos and Aurora de esperanza: the anarchist melodrama in film production from CNT during the spanish civil war (1936-1939)
Considering the relation between History and Cinema, this present dissertation will ponder on the anarchist cinematographic production of CNT during the Spanish Civil War (1936-1939) through the analysis of three of its most important fiction works: Carne de Fieras (1936/1992), Barrios Bajos (1937) and Aurora de Esperanza (1937). They were structured in a cl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
-
20. Arthur Omar e o efeito cinema na arte contemporânea
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica de Arthur Omar. O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocument
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
-
21. Teu desejo será para teu marido e ele te dominará: a representação da mulher ortodoxa no cinema israelense contemporâneo / Your desire will be for your husband, and he will rule over you: the representation of the orthodox woman in the contemporary israeli cinema
Este trabalho procura mostrar como a mulher ortodoxa judia é representada no cinema israelense. A partir da análise de três filmes: Kadosh, de Amos Gitai, produzido em 1999; Hasodot (Segredos Íntimos), de Avi Nesher, produzido em 2007 e Chufshat Kaitz (My Father, my Lord), de David Volach, produzido em 2007, busca-se compreender como se deram os processo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/10/2011
-
22. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo / The course of the look through the labyrinth: the challenges of the contemporary reader
A presente dissertação visa estudar os processos imbricados no percurso da atividade leitora diante da tessitura das produções artísticas contemporâneas. Para isso, primeiramente apresentaremos aspectos históricos e sociais relacionados às transformações ocorridas no mundo da linguagem e seus suportes, a fim de que possamos conceber a leitura como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2011
-
23. Vou te contar uma história! : estudo a partir do filme Simeão, o boêmio, de João Bennio / "I will tell you a story!" study from the movie Simeão, o boêmio, João Bennio
The object of this research is to investigate the cinema produced in Goiás specifically in the film by João Bennio (1927-1984) Simeão, o boêmio (1969), from its sociocultural and historical relevance and from interpretations constituted by a discussion group, formed by eight students and three professors of the Social/Audiovisual Communication Course at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
-
24. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
This study makes a analyses of feature-length films 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) and Cidade de Deus (2002) in order to verify if there are differences between the way different social groups see one another. Those films represent the favelas (slums) from two perspectives: by the outsiders‟ and the insiders‟ po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011