Contemporary Cinema
Mostrando 25-36 de 103 artigos, teses e dissertações.
-
25. O dispositivo e seu processo: anÃlise dos filmes 33, filmefobia e seus diÃrios de campo / The device and its process: analysis of 33 films, filmefobia and his field diaries
This research analyzes the movies 33(2003) and Filmefobia (2009), directed by Brazilian filmmaker Kiko Goifman. The movies were studied from their cinematographic perspective and narratives, seeking to indentify how act the appartus developed by the director and its relationship with the creative process. From an explanation about the concept of apparatus in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
-
26. FICTION, DOCUMENTARY AND HISTORICAL NARRATIVE: A CASE STUDY OF SOCIAL REPRESENTATION OF KIDNAPPING OF BUS 174 / FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NARRATIVA HISTÓRICA: UM ESTUDO DE CASO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEQÜESTRO DO ÔNIBUS 174
The purpose of this work is to analyze ethical space on social representations of contemporary Brazilian cinema. For understanding of the boundaries between fiction and documentary, and between film based on or inspired by real facts takes to benchmarking the documentary and fiction made about bus 174 rendition armada by Sandro birth in June 2000: bus 174 (2
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
27. Redes interdiscursivas e convergência de mídias: uma análise de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Com a vasta disseminação das mídias digitais à sociedade, comprovada pela expansão do mercado de jogos eletrônicos e a crescente inclusão digital propiciada pelo avanço da Web 2.0 e a telefonia móvel, a expressão audiovisual se transforma de forma significativa, sendo que seus efeitos são notados principalmente na estrutura de diversos filmes, com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
28. THE WAYS OF THE AUTHOR?: THE PLOT OF AUTHORSHIP BETWEEN CINEMA AND CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE / POR ONDE ANDA O AUTOR?: A TRAMA DA AUTORIA ENTRE O CINEMA E ALITERATURA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
A dissertação pretende percorrer os caminhos de escritores e cineastas contemporâneos por um cenário de crescente diluição de fronteiras entre os meios artísticos e midiáticos. O atual contexto de intensa permeabilidade e mobilidade entre as linguagens audiovisual e escrita, e a continua penetração de mecanismos do mercado na interação entre os d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
29. THE MANY FACES OF MADAME SATÃ: AESTHETICS AND POLITICS OF THE BODY / AS MÚLTIPLAS FACES DE MADAME SATÃ : ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO
Madame Satã is no doubt one of the most famous representative of the malandragem from the first half of XX century. But the character includes, indeed, features that insert him into other categories as, black, homosexual and delinquent. This study aims to reveal a complex process that imbricates symbolic appropriation (and re-signification) of the malandro,
Publicado em: 2011
-
30. O SensÃvel da Imagem: Sensorialidade, Corpo e Narrativa no Cinema ContemporÃneo da Ãsia / The Sensible of Image: Sensoriality, Body and Narrative on Asian Contemporary Cinema
Introducing as a theme the relation between sensoriality, body and narrative at the recent cinema production released in Asian countries, as Thai, Taiwan and Japan, this paper searches to investigate how movies as Tropical Malady (Sud Pralad, 2004), by Apichatpong Weerasethakul; Goodbye, Dragon Inn (Bu San, 2003), by Tsai Ming-Liang; Cafà LumiÃre (KÃhà J
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/06/2010
-
31. Violência e feminino no cinema contemporâneo / Violence and femininity in contemporary cinema
Este trabalho investiga a associação entre a violência e o feminino no cinema contemporâneo. Em virtude das mudanças nas formas de apresentação da violência feminina no cinema dos últimos anos, a primeira parte deste trabalho dedica-se, a partir das análises de Sedução e Vingança e Valente, a percorrer os caminhos que permitem considerar a espec
Publicado em: 2010
-
32. DANCER IN THE DARK: TRADITION AND RUPTURE IN THE CINEMA OF LARS VON TRIER / DANÇANDO NO ESCURO: TRADIÇÃO E RUPTURA NO CINEMA DE LARS VON TRIER
The movie industry has evolved a standardised visual strategy for film production and marketing, which promotes a proliferation of clichés, determining the use of the known images and their respective readings. Part of a mass culture that is present in a global scale, these representations are attached to the conventions and illusionism of cinema through te
Publicado em: 2010
-
33. A formação estética no curso de gastronomia: a relevância da utilização de filmes nos procedimentos pedagógicos / The training course in aesthetics of gastronomy: the relevance of the use of films in teaching procedures
The objective of this work is to reflection the relevance of cinema in the professional and human training of students in the course of gastronomy. The work is developed by analyzing social and human phenomena, which is necessary for the aesthetical training in the Course of Gastronomy. In order to accomplish this study, theoretical references were searched:
Publicado em: 2010
-
34. Capital financeiro e empreendedorismo: considerações sobre o sujeito contemporâneo em Match Point, de Woody Allen / Financial capital and entrepreneurship : considerations on the subject in contemporary Match Pont, by Wood Allen
O objetivo desta dissertação é compreender a configuração do sujeito contemporâneo no filme Match Point (2005), de Woody Allen. Na carreira de Allen, este filme representa o momento de uma espécie de exílio. Por problemas de financiamento nos Estados Unidos, o diretor nova-iorquino vai para a Europa. No centro do capitalismo financeiro, simbolizado p
Publicado em: 2010
-
35. A revolução em película : uma reflexão sobre a relação cinema-história e a Guerra Civil Espanhola
A presente dissertação apresenta uma reflexão sobre a relação Cinema-História. O cinema encontrou dificuldades para ser aceito como fonte pelos historiadores, devido à caracterização e à qualificação desta fonte, bem como pelo seu despreparo para analisá-las. Este trabalho problematiza a relação cinema-história, suas possibilidades de intera�
Publicado em: 2010
-
36. Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos / Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Ale
Publicado em: 2010