Contemporary Cinema
Mostrando 1-12 de 103 artigos, teses e dissertações.
-
1. Films as an Educational Resource in the Teaching of Humanistic Attitudes to Medicine Students
RESUMO Introdução A educação médica contemporânea prioriza o desenvolvimento de conhecimento científico e habilidades técnicas, associados a atitudes profissionais. Atitudes são componentes da habilidade afetiva e influenciam a prática médica, por isso devem ser ensinadas sistematicamente durante a graduação. A utilização de filmes como recur
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 13/01/2020
-
2. A theoretical overview on the expression of time in digital cinema
Resumo O propósito deste artigo é apresentar e discutir diferentes perspectivas teóricas, como a noção de pós-cinemático de Steven Shaviro e pós-fílmico de Garret Stewart em busca de melhor compreender as consequências da tecnologia digital para a imagem e narratologia do cinema. A hipótese é que o tempo da ficção contemporânea pode ser uma pr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 07/11/2019
-
3. Mangue Bangue, filme-limite.
RESUMO O propósito deste artigo é apresentar uma análise do “filme-limite” Mangue Bangue (1971), de Neville d’Almeida, tendo-se em vista a sua proximidade a questões e propostas contemporâneas do parceiro do cineasta, o artista plástico Hélio Oiticica, e ressaltando a convergência de ambos os artistas na experimentação com a forma cinema em i
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
-
4. “Nise, o coração da loucura”: representações femininas em um filme sobre a terapêutica ocupacional
Resumo Introdução Este artigo integra uma pesquisa mais abrangente sobre as representações das mulheres em filmes latino-americanos contemporâneos, exibidos no cinema, visando identificar possibilidades de empoderamento feminino. O filme analisado neste artigo é Nise – o coração da loucura, que focaliza o trabalho iniciado na década de 1940 pela
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 22/08/2019
-
5. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão
Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 19/08/2019
-
6. Aspectos educacionais do karate: discutindo suas representações no cinema
Resumo O karate é uma luta originária de Okinawa, ilha ao sul do Japão. Historicamente, atravessou três períodos: a partir do século XVII, como bujutsu, técnica clandestina de luta; depois, como budo, quando foi convertido em luta tradicional japonesa, em fins do século XIX, propugnando valores educacionais e identitários; e finalmente, como esporte
Educ. Pesqui.. Publicado em: 30/05/2019
-
7. Elastic realities - documentary practices between cinema and art
RESUMO Recentemente, as práticas documentais, incluindo aquelas que lidam com imagens em movimento, experimentaram um aumento sem precedentes na área artística, o que provocou críticas mas também levou a férteis discussões entre o campo de práticas documentárias artísticas e os documentários cinematográficos mais tradicionais. Este artigo visa a
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
-
8. Discourses around vertical videos: an archaeology of “wrong” aspect ratios
RESUMO Esse artigo busca estabelecer referências históricas para a análise de imagens em movimento verticais, frequentemente consideradas “erradas” devido a sua incompatibilidade com os standards audiovisuais ocidentais modernos. A partir de uma abordagem de arqueologia de mídias, o artigo identifica expressões de verticalidade nas imagens em movime
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
-
9. THE REPRESENTATION OF BASQUE IMMIGRATION IN AMERICAN CINEMA: Wild is the Wind (1959) or the Quest for Elucidating What a Basque Is
ABSTRACT In previous studies I have presented a general overview of the way American Cinema depicted Basque people, and especially Basque immigrants in the American West, and its evolution since the times of silent cinema to our days. In this article I will analyse one of the very first films in which a Basque character is presented, not in a secondary role,
História. Publicado em: 16/01/2017
-
10. Resisting Invasions: Indigenous Peoples and Land Rights Battles in Mabo and Terra Vermelha
Abstract: This article examines two feature films, focusing on the link between Indigenous cinema, environmental preservation and land rights. The first film is Mabo (2012) directed by Aboriginal filmmaker Rachel Perkins. It centres on a man's legal battle for recognition of Indigenous land ownership in Australia. The second film is Terra Vermelha (Birdwatch
Ilha Desterro. Publicado em: 2016-08
-
11. The Performative Force of Bodies: Affective Realism in Contemporary Brazilian Cinema
AbstractThis article traces the emergence of a younger generation of Brazilian filmmakers whose works bypass traditional themes in Brazilian cinema such as urban violence and historical revisionism to engage in post-identity politics avoiding narratives of nation, class and gender. One of the most prominent features in these recent works is a questioning of
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-12
-
12. Fortunas y adversidades del revisionismo: cine queer y Contracorriente
Revisionism and its metaphors seem to be a sign of the times. All throughout contemporary cultural production certain approaches are all too present: homages, pastiches, bricolages, parodies, appropriations, rewrites, among others. Not surprisingly, revisionist cultural genres have gain predominance, and specifically in cinema, the revisionist western-genre
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2014-08