Comunidades Eclesiais De Base Cebs
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1. A ERA PELLANDA EM TRÊS ATOS: A DIOCESE DE PONTA GROSSA-PR. DURANTE O EPISCOPADO DE DOM GERALDO MICHELETTO PELLANDA (1962-1979)
O presente trabalho buscou compreender o posicionamento da Diocese de Ponta Grossa-PR diante das transformações proporcionadas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, que discutiu a integração da igreja católica à modernidade, a valorização da igreja particular e a participação leiga. Na Cidade de Ponta Grossa-PR., sede diocesana, observou-se a mate
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2012
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2. Memória social de participantes de comunidades eclesiais de base em Santo André / Social memory of the participants of Basic Ecclesial Communities in Santo André
O presente trabalho é um estudo sobre as memórias de participantes de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) numa região paroquial de Santo André. Trata-se de tentar compreender as relações dialéticas entre a vida social e a subjetividade das pessoas que narram suas lembranças. Foi escolhido o procedimento de História Oral de Vida, a fim de captar o c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2012
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3. Música: uma imgagem sonora nas comunidades eclesiais de base
Esta dissertação tem o propósito de analisar a função social da música nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que possui bases bíblicas e está presente nos dias atuais. A primeira parte trata da função social da música na Bíblia chegando até os dias atuais com uma breve narrativa da história da música ocidental. A segunda parte aborda a mú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/02/2012
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4. Movimento Camponês em Itauçu: sonhos, utopias e frustrações
O objetivo é analisar a forma como os trabalhadores rurais, agentes coletivos e individuais, elaboraram suas estratégias de ação em relação à questão da apropriação da renda da terra. Partimos do problema camponês como uma temática que pode explicar a questão agrária na sociedade brasileira, sendo o resultado das particularidadeshistóricas do
Publicado em: 10/09/2012
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5. OS REDENTORISTAS EM TEMPOS DE AGGIORNAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A PASTORAL MISSIONÁRIA DA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO ENTRE AS DÉCADAS DE 1960-1980 / OS REDENTORISTAS EM TEMPOS DE AGGIORNAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A PASTORAL MISSIONÁRIA DA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO ENTRE AS DÉCADAS DE 1960-1980
A presente dissertação é um estudo sobre a pastoral missionária da Província Redentorista do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo entre as décadas de sessenta e oitenta do século XX. Submetida a uma forte crise institucional e influenciada pelo aggiornamento do Concílio Vaticano II, essa Província promoveu uma reformulação em seu método
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
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6. Comunidades "no sentido social da evangelização": CEBs, camponeses e quilombolas na Amazônia Oriental Brasileira
O estudo sobre novos movimentos eclesiais na Igreja Católica, desenvolvido na Amazônia Oriental brasileira, permite uma reflexão sobre a influência dessa Igreja em duas áreas rurais do estado do Pará: a Transamazônica e a microrregião de Tomé Açu. Em ambas, sua atuação, através das chamadas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), muito ativas, des
Religião & Sociedade. Publicado em: 2010
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7. Uma igreja e uma sociedade sem exclusões: a Festa das Tendas na diocese de Lages
Este trabalho analisa a Festa das Tendas na diocese de Lages, localizada em Santa Catarina. Trata-se de uma celebração anual que iniciou no ano de 1997, no encerramento do Ano Bíblico Diocesano. De inspiração bíblica, esta festa visibiliza as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) como opção eclesiológica da diocese e aponta para o resgate de prática
Publicado em: 2010
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8. ENTRE A COLONIALIDADE E A LIBERTAÇÃO: UMA ANÁLISE DESCOLONIAL DOS DISCURSOS DAS E SOBRE AS CEBS
Esta tese é uma abordagem dos discursos das e sobre as Comunidades Eclesiais de Base com uma análise de recorte descolonial. O objetivo principal é identificar e mostrar a existência de dois tipos de discursos no interior das Cebs, sendo um dito e outro não-dito, demonstrando a relevância da experiência concreta para a construção de um discurso mais
Publicado em: 2010
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9. A falta que faz a mística. Elementos para a retomada do trabalho de base nos movimentos populares / Not informed by the author
A trajetória do Partido dos Trabalhadores, sobretudo a partir do início da década de 90, se notabilizou por um distanciamento cada vez maior de suas bases sociais, de suas práticas organizativas e de seu projeto político de transformação da sociedade brasileira. Diante disso, o chamado trabalho de base, que caracterizou a construção dos movimentos p
Publicado em: 2010
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10. Direitos, cidadania das mulheres e religião
O texto trabalha as complexas relações entre elementos da moderna cultura de direitos, as proposições políticas dos feminismos contemporâneos e os ideais e valores do catolicismo. Num primeiro momento, analisa-se a contribuição da Igreja católica no Brasil para a construção de uma certa "cultura de direitos", nos anos de 1960-1980, por meio das ch
Tempo Social. Publicado em: 2008-11
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11. Negociações para o convívio no catolicismo na Diocese de Nova Iguaçu RJ / Dealing for the convivial in the catholicism of the Diocese of Nova Iguaçú - RJ
Esta pesquisa aborda as relações entre dois fenômenos do catolicismo recente, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a Renovação Carismática Católica (RCC) na Diocese de Nova Iguaçu, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro denominada Baixada Fluminense. Nosso olhar buscará observar justamente os pontos em que ocorrem interações, t
Publicado em: 2008
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12. Grupos de família: o modo de ser CEB em Lages/SC
It is known that the brazilian religious field has been changing fastly over the last thirty years. The Ecclesiastical Base Communities (CEBs) are the concretude of the originality of an ecclesiastical project linked to the Progressist Catholic Church, known as church of the poor ones (Steil), after they have conquered a remarked place, according to some ana
Publicado em: 2008