Música: uma imgagem sonora nas comunidades eclesiais de base

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/02/2012

RESUMO

Esta dissertação tem o propósito de analisar a função social da música nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que possui bases bíblicas e está presente nos dias atuais. A primeira parte trata da função social da música na Bíblia chegando até os dias atuais com uma breve narrativa da história da música ocidental. A segunda parte aborda a música nas CEBs e a Teologia da Libertação como parte importante do contexto musical, onde os ideais da Teologia de Libertação são divulgados pela música; ou seja, a música torna-se a voz viva da Teologia da Libertação. Também se realiza uma análise da música de libertação e outros estilos musicais executados nas outras igrejas cristãs. A terceira parte busca analisar o impacto causado pela música de libertação nas comunidades de base, onde o cultivo musical da música produziu um ativismo político concreto, fazendo com que seus militantes ocupassem cargos públicos, a fim de formalizar políticas públicas voltadas para classes menos favorecidas. A pesquisa relata como estão essas comunidades de base hoje, quem são elas e como anda a música de libertação hoje e deslumbra o futuro do movimento musical e sua contribuição para uma nova sociedade justa e igualitária.

ASSUNTO(S)

teologia libertação teologia theology educaÇÃo comunitÁria com infancia e juventude liberation community música comunidade music

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