A ERA PELLANDA EM TRÊS ATOS: A DIOCESE DE PONTA GROSSA-PR. DURANTE O EPISCOPADO DE DOM GERALDO MICHELETTO PELLANDA (1962-1979)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/09/2012

RESUMO

O presente trabalho buscou compreender o posicionamento da Diocese de Ponta Grossa-PR diante das transformações proporcionadas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, que discutiu a integração da igreja católica à modernidade, a valorização da igreja particular e a participação leiga. Na Cidade de Ponta Grossa-PR., sede diocesana, observou-se a materialização do Plano de Pastoral para o biênio de 1978/1979, que visava à formação de Comunidades Eclesiais de Base, as quais se comprometiam, com a evangelização libertadora e transformadora das estruturas sociais. Entretanto, ao se articular as narrativas orais de sujeitos históricos que vivenciaram o período, em diversos cenários sociais da diocese, aferimos as restrições do bispo diocesano em relação aos movimentos sociais da igreja, em relação à participação dos membros da igreja nos assuntos da política local, e na opção preferencial pelos pobres. De tal discussão, conclui-se que a materialização do referido plano de pastoral foi efetivada, mais como instrumento de legitimação do poder do especialista do campo religioso, do que para a igreja católica ligada aos movimentos sociais.

ASSUNTO(S)

concílio ecumênico vaticano ii comunidades eclesiais de base (cebs) plano de pastoral second vatican ecumenical council basic ecclesial communities(cebs) pastoral plan ciencias sociais aplicadas

Documentos Relacionados