Cinema Semiotica
Mostrando 37-48 de 70 artigos, teses e dissertações.
-
37. Estratégias de construção no cinema de Andriêi Tarkóvski: a perspectiva inversa como procedimento
Essa tese propõe estudar estratégias de construção no cinema do cineasta russo (soviético) Andriêi Arsiénievitch Tarkóvski, estabelecendo o campo de análise nos sete longas-metragens realizados por ele entre 1962 e 1986. A hipótese central é que a obra cinematográfica tarkóvskiana se fez, a partir da articulação de procedimentos inerentes ao m
Publicado em: 2007
-
38. Entre cinema e pintura: o realismo plástico de Stanley Kubrick em Barry Lyndon
This investigation searches for the effects of meaning resultants from the use of plasticity as a method for creating the visuality in the movie Barry Lyndon, by Stanley Kubrick (1975), and, at the same time, the intersemioticity that emerges from the blending of the aesthetic languages of cinema, painting and literature here involved. Concerning the methodo
Publicado em: 2007
-
39. O cinema audiovisual: um formato configurado na interação teatro/cinema e tv
The culture of the audiovisual has since 1980 been expanding as a circulating space for a set of old and new creative expressions. This movement promotes significant changes in the practices within the systems of signs and means, originating new formats whose compositions unveil the convergence of languages, regardless of the means which originate them and w
Publicado em: 2007
-
40. A técnica do filme São Jerônimo, de Júlio Bressane, segundo um desenho do tempo
This paper aims to study the compositional technique of cinema, researching the technique of creation of the movie São Jerônimo, by Júlio Bressane, based in the design of the time. São Jerônimo was constructed from a series of documents, readings, paintings, thesis that traverse between fascination for iconography linked to the saint and the immanence o
Publicado em: 2007
-
41. As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica
Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras "A chave do tamanho", de Monteiro Lobato, e no filme "AI: Inteligência artificial", de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologi
Publicado em: 2007
-
42. Leituras de imagens no sincretismo da propaganda de tv
A produção de imagens é cada dia mais intensa e diversificada nas sociedades contemporâneas; neste contexto, a televisão é um dos meios mais acessíveis aos cidadãos brasileiros. Porém, a leitura dos produtos nela veiculados, tende a acompanhar a fugacidade de suas imagens e sons. Acrescente-se a isso sua constituição sincrética, fator que ao mesm
Publicado em: 2007
-
43. Sound and language in discourse: relationships and representations in the film Mulholland Drive
Tendo em vista o crescente interesse por análises multimodais de diferentes tipos de mídia, meu objetivo neste trabalho é investigar como as relações e representações entre alguns dos personagens do filme "Cidade dos Sonhos", de David Lynch, são estabelecidos através de elementos não-verbais e verbais. Os elementos analisados são aspectos da trilh
Publicado em: 2007
-
44. Dom Casmurro:a encenação de um julgamento : na adaptação cinematográfica de Moacyr Góes e de Paulo César Saraceni / Dom Casmurro: the staging of a trial : on the adaptation in the Moacyr Góes and the e de Paulo César Saraceni movies
The thesis Dom Casmurro: the staging of a trial results from a research on the adaptation of the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, in the Paulo Césars Capitu and Moacyr Góes Dom movies. Charles Sanders Peirces semiotic theory, mainly on the view of Lúcia Santaella, grounded the critical analysis. The study assumes the idea that behind Dom Casmurro-
Publicado em: 2007
-
45. Os signos educativos presentes no cinema: uma análise dos filmes dos trapalhões da década de 1980
The present work has as its objective the analysis of educational signs in the Os Trapalhões comic groups cinematographic language, verifying through those signs the possibility to create educational subsides for the teaching and learning process in the Basic Education, so that they provide the children with educational contexts. This research, which is ins
Publicado em: 2007
-
46. Ficção científica , cibercultura e pós-modernidade: velocidade e religião no discurso cinematográfico de David Cronenberg videodrome e eXistenZ
A pesquisa foi consagrada ao estudo às produções cinematográficas Videodrome e eXistenZ de David Cronenberg. Essas películas estão inseridas no gênero ficção científica, que, na contemporaneidade, adquiriu características peculiares ao representar o presente com conotações futurísticos, como conseqüência de a técnica estar inserida em todos
Publicado em: 2007
-
47. Narradores de Javé: uma análise semiolingüística do discurso fílmico
Cette dissertation a comme but une analyse des processus discursifs (verbaux et cinématographiques) utilisés dans le film Narradores de Javé, d Eliane Caffé (2004). Nous décrivons ces processus et analysons comment ils se rapportent afin de construire l oeuvre. Nous cherchons devoiler les stratégies narratives du discours filmique, ayant comme base la
Publicado em: 2006
-
48. Matrix e Cidade dos Sonhos: representações da irrealidade na ficção contemporânea.
This thesis aims at identifying how some contemporary fictional works reflect conceptions on the subjectivity of our time through variations in the form of the so-called ?representation of the unreality,? conceived as narratives in which plot leads the main characters as well as the readers not to perceive that the presented fictional world is an illusion an
Publicado em: 2006