Leituras de imagens no sincretismo da propaganda de tv

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A produção de imagens é cada dia mais intensa e diversificada nas sociedades contemporâneas; neste contexto, a televisão é um dos meios mais acessíveis aos cidadãos brasileiros. Porém, a leitura dos produtos nela veiculados, tende a acompanhar a fugacidade de suas imagens e sons. Acrescente-se a isso sua constituição sincrética, fator que ao mesmo tempo apresenta intersemioses e torna mais complexa a rede que entrelaça distintas linguagens, visual, verbal, sonora, gestual, além dos aspectos específicos da narrativa audiovisual. Com um papel decisivo na emancipação do sujeito, é fundamental que os professores promovam diferentes estratégias para a recepção de textos televisuais. Dentre eles, há a propaganda comercial, a qual toma da arte elementos e modos de compor a organização do discurso, a fim de agregar valor estético e artístico à marca ou produto comercializado. A finalidade deste estudo é verificar como crianças, jovens e adultos se relacionam com os efeitos de sentidos veiculados em textos televisuais, a partir de resultados obtidos de leituras procedidas por diferentes segmentos em uma pesquisa de campo. Como base teórica para referenciar as análises dos sujeitos é utilizada a semiótica de extração greimasiana, também conhecida como semiótica discursiva. Nela, os conceitos de texto, plano de expressão, plano de conteúdo, isotopia, sincretismo e intertextualidade possibilitam a investigação da narrativa e dos efeitos de sentido das imagens dela depreendidos. Trata-se de um repertório de estudos organizados e propostos por Argildas Julien Greimas, que foram depois desenvolvidos por Jean-Marie Floch, Eric Landowski, bem como por pesquisadores brasileiros ligados a esta corrente teórica, princípios teórico-metodológicos e aplicados à fotografia, pintura, arquitetura, música, cinema, poesia e propaganda; registre-se ainda que apenas recentemente surgem pesquisas sobre textos audiovisuais. Adotando entrevistas focais e tendo como corpus de análise a propaganda "Fazendinha Tirol", dirigida às crianças, foi possível observar que há compreensão dos discursos propostos pela propaganda, bem como o reconhecimento de como se estabelece o contrato de veridicção, além da percepção do fenômeno do sincretismo, presente nas linguagens que constituem esta propaganda. Para tanto, os sujeitos usam como referência as suas próprias vivências anteriores. De maneira geral, os sentidos do espectador são capturados pelo inusitado e pela fratura promovida por meio da estimulação do sensível. Porém, não conseguem explicitar a percepção das organizações variáveis contidas no plano de expressão, as quais determinam a construção de conceitos e efeitos de sentido. Em outras palavras, os sujeitos não percebem onde se articulam os significados que eles compreendem. Embora este estudo tenha apresentado resultados significativos, investigações acerca deste objeto

ASSUNTO(S)

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