Cinema Italiano
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Diálogos com Fellini
Contemporâneo de nomes importantes para o cinema italiano, como Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Vitório de Sicca e Ettore Scola, Fellini imprimiu sua assinatura particular cravada em personagens que revelam facetas extravagantes e melancólicas. Consagrado em 1960, com seu estilo inconfundível e as marcas de sua poética fixadas no público, Fellini credenciou seu nome em diversas obras, como Fellini Satyricon (1969) e O Casanova de Fellini (1976). A partir disso, este livro reúne 11 artigos que refletem sobre alguns desses filmes, expressões da rica trajetória do criador. O grupo de pesquisa Dramatis direciona a obra para a poética felliniana, de onde se captura a força das imagens, das histórias e dos signos impressos na tela.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2020
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2. A neurologia na vida e obra de Federico Fellini
Os autores apresentam uma revisão histórica das enfermidades neurológicas relacionadas ao cineasta italiano Federico Fellini. Há descrição das doenças representadas em seus filmes bem como do acidente vascular encefálico isquêmico que causou heminegligência à esquerda.
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2014-09
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3. Da performance ao cinema: análise sobre as experiências em metamorfoses de Ofélia / Performance of the film: analysis of the experiences metamorphosis of Ophelia
Esta dissertação tem como cerne de investigação realizar uma análise sobre a fronteira existente entre Teatro e Cinema na montagem dos Filmes de Teatro, elaborados por inúmeros diretores na contemporaneidade. A unidade de análise será realizada a partir da dualidade teórico/prática sobre a influência que o processo criativo de outro artista, neste
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2012
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4. O Decamerão de Jorge Furtado: adaptação e comédia na TV / O Decamerão de Jorge Furtado: adaptação e comédia na TV
Esta dissertação abrange as áreas de Ficção televisiva, Literatura e Produção de sentido, e tem o intuito de realizar um processo de análise e interpretação discursiva da adaptação audiovisual do livro Decamerão, de Giovanni Boccaccio, veiculada em 2009, pela Rede Globo. A microssérie Decamerão: a comédia do sexo é um projeto do diretor Jorg
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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5. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos / The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a
Publicado em: 2010
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6. A dimensão do silêncio no cinema de Valerio Zurlini / A dimensão do silêncio no cinema de Valerio Zurlini
This is an analysis of what we understand to be the main issue in Valerio Zurlinis cinema, the measure of silence, and how this is pontuacted in the form of pauses, ellipses and silences among the images. Trought the esthetic filter that the director himself provide to us two of his works come forward: Cronaca Familiare (1962) and La Prima Notte di Quiete (1
Publicado em: 2008
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7. Quaderni di Serafino Gubbio operatore: o mundo mecanizado e o cinema em Pirandello / Quaderni di Serafino Gubbio operatore: the mechanized world and the cinema in Pirandello
Luigi Pirandello é presença marcante e definitiva na literatura do século XX, como um dos principais representantes do Decadentismo italiano, não somente como dramaturgo, campo em que se destacou mundialmente, mas também com sua significativa e inovadora obra narrativa. O presente trabalho propõe-se a analisar a poética do autor, que destrói a forma
Publicado em: 2008
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8. Russian ark, memory ark / Arca russa, arca da memoria
Este trabalho é uma interpretação do filme "Arca Russa", dirigido pelo cineasta Alexander Sokurov, como construção de um espaço da memória sob a luz dos escritos do autor italiano Giulio Camillo. "Arca Russa" remete a imagens literárias, imagens de um palácio, imagens de quadros, imagens de uma cidade, imagens da imaginação. Segui a própria idéi
Publicado em: 2007
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9. Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 aind
Publicado em: 2007
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10. Crash, romance e filme, expressão máxima da representação do desastre automobilístico em manifestações artísticas
Utilizando a teoria do polissistema literário de Itamar Even-Zohar, as concepções psicanalíticas de Sigmund Freud e de Erich Fromm, como também posições defendidas por teóricos tais como Roland Barthes, Christian Metz, Julia Kristeva e pelos líderes do movimento Futurista Italiano, entre outros, o presente trabalho analisa duas obras: Crash, romance
Publicado em: 2007
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11. O papel da cenografia na obra de Federico Fellini: Importância e significados do espaço cênico em Julieta dos espíritos e Satyricon
O objetivo desta pesquisa é estudar a cenografia como elemento ativo no discurso narrativo e como elemento essencial no processo de construção da imagem na obra do diretor italiano Federico Fellini. O primeiro capítulo enfoca La Dolce Vita (1960) como o ponto de transição na obra do diretor: a partir deste filme Fellini passa a usar o estúdio como uma
Publicado em: 2007
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12. Dogma95: tudo é angústia
Tendo como parâmetro alguns conceitos relativos à narrativa cinematográfica e à inserção da tecnologia digital na produção de filmes, o texto analisa os quatro primeiros filmes dinamarqueses realizados sobre os preceitos do movimento Dogma95: Festa de Família, de Thomas Vinterberg (1998); Os idiotas, de Lars von Trier (1998); Mifune, de Soren Kragh-
Publicado em: 2006