O papel da cenografia na obra de Federico Fellini: Importância e significados do espaço cênico em Julieta dos espíritos e Satyricon
AUTOR(ES)
Eduardo Andrade dos Santos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é estudar a cenografia como elemento ativo no discurso narrativo e como elemento essencial no processo de construção da imagem na obra do diretor italiano Federico Fellini. O primeiro capítulo enfoca La Dolce Vita (1960) como o ponto de transição na obra do diretor: a partir deste filme Fellini passa a usar o estúdio como uma das principais ferramentas no desenho de sua estética peculiar. O segundo capítulo apresenta uma análise geral da estética cinematográfica de Fellini através do levantamento de aspectos presentes na personalidade e na obra do artista. O terceiro capítulo apresenta uma análise do formato estético de Julieta dos espíritos (1965), primeiro longa-metragem em cores realizado pelo diretor, enfocando a cenografia como vetor ativo na construção do discurso narrativo. O quarto capítulo analisa Satyricon (1969) destacando o caráter pictórico de suas imagens e a importância da cenografia no processo de composição visual do filme.
ASSUNTO(S)
fellini, federico, 1920-1993. julieta dos espíritos teses. fellini, federico, 1920-1993. satyricon teses. estudios de cinema teses. diretores e produtores de cinema itália teses. fellini, federico, 1920-1993. dolce vita teses. cenografia teses. teses eba.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLH26Documentos Relacionados
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