Dogma95: tudo é angústia

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Tendo como parâmetro alguns conceitos relativos à narrativa cinematográfica e à inserção da tecnologia digital na produção de filmes, o texto analisa os quatro primeiros filmes dinamarqueses realizados sobre os preceitos do movimento Dogma95: Festa de Família, de Thomas Vinterberg (1998); Os idiotas, de Lars von Trier (1998); Mifune, de Soren Kragh-Jacobsen (1999); e O Rei está vivo, de Kristian Levring (2000). Procura-se enquadrar esse movimento como representante do cinema contemporâneo diante de suas singularidades. O diferencial desse movimento foi o de ser considerado a última vanguarda a aparecer na área cinematográfica no final do século XX, com a construção narrativa pautada em tendências rebeldes ao chamado cinema clássico, cinema hollywoodiano e cinema de entretenimento, como os Kinos filmes de Vertov, o Neo-realismo italiano e a Nouvelle Vague francesa -tendências que exercem forte influência no movimento. Outro fator analisado são as temáticas escolhidas para cada filme, que manifestam questões relativas à subjetividade contemporânea.

ASSUNTO(S)

narrativa no cinema teses. cinematografia digital teses. cinema dinamarquês teses.

Documentos Relacionados