Cinema De Mazzaropi
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Caipira sim, Trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi
Este livro aborda os estereótipos agregados à imagem do caipira a partir do ponto de vista apresentado nos filmes de Mazzaropi, levando em consideração que um registro fílmico é uma problematização da realidade, não um recorte fiel da história. O caipira construído por Mazzaropi é bem diferente daquele construído por Monteiro Lobato, que atribuía a personagens caipiras a imagem de ignorantes, preguiçosos e bobos. Mazzaropi, nadando contra a corrente, capturou as contradições existentes nas relações entre a cidade e o campo, mostrando o cotidiano daqueles que iam contra os valores dominantes.
Autor(es): Fressato, Soleni Biscouto
EDUFBA. Publicado em: 2011
-
2. Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi e a leitura crítica do conceito pelas Ciências Sociais. / Caipira yes, no backpack: representations of popular culture in cinema Mazzaropi and critical reading of the concept by the Social Sciences.
O objeto da presente pesquisa é a representação das práticas culturais caipiras no cinema de Amacio Mazzaropi, sendo seus conceitos norteadores os vinculados às noções de cultura, cultura popular e cultura de massa. O corpo teórico possui como fundamento principal a obra A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rab
Publicado em: 2009
-
3. O Ciberjeca
This research has the subject the passage of popular comedy to a digital media using, as main focus, one comedian: Mazzaropi. It is not the simple digitalization of pictures, movies and another data, but also share new technologies with cultural memory, after of the recovery of data got from the prospection of spare materials, after the death of the comedian
Publicado em: 2009
-
4. Mazzaropi, um caipira-cangaceiro: encontro de culturas no cinema brasileiro
Esperando contribuir para ampliar as discussões sobre a questão da intertextualidade cultural, o objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de paródia no filme O Lamparina (1964), de Amácio Mazzaropi dedicado à representação no universo social e cultural do caipira com a satirização dos filmes de cangaço e sobre a figura histó
Publicado em: 2008
-
5. Mazzaropi: um pÃcaro na pÃtria Jeje de Exu.
This research aims at understanding the cinematography of AmÃcio Mazzaropi as an image system based on the dominions of the middle-age popular comic culture, in which a cunningquixotic figure is present turning the demands of a transforming structure, through laughter, satire, irony and grotesque, into a canraval-like constitution, as a form of cultural res
Publicado em: 2007
-
6. Expandindo o olhar das páginas literárias ao cinema: a caricatura do Jeca na expressão de Lobato e Mazzaropi
A construção da imagem e do tipo caipiras, dentro da literatura e do cinema, foi elaborada à luz de imagens e conhecimentos pré-estabelecidos e estagnados no tempo. A representação de sua imagem está, ainda hoje, atrelada a um modo de ver externo a sua cultura e corresponde aos interesses de quem detém o poder. A contingência dessa caracterização
Publicado em: 2007
-
7. O homem caipira nas obras de Lobato e de Mazzaropi : a construção de um imaginario
Um confronto entre as obras de Monteiro Lobato e de Mazzaropi leva a interessantes observações sobre os procedimentos adotados na construção da figura do caipira presente na Literatura e no CinemaBrasileiros. Enquanto Monteko Lobato, ao criar o Jeca Tatu, não considera o processo histórico que criou um tipo de cultura específica dentro do corpo da soc
Publicado em: 2002
-
8. Amacio Mazzaropi : critico de seu tempo
O estudo presente visa à compreensão da produção artística de Amacio Mazzaropi, e de suas relações com a realidade cultural brasileira. Para tanto, trabalhamos com as influências da origem familiar e cultural do ator, e também com o universo artístico que o cercou, elementos que contribuíram para a construção de sua personagem, o Jeca. Discutimo
Publicado em: 2001