Mazzaropi, um caipira-cangaceiro: encontro de culturas no cinema brasileiro
AUTOR(ES)
Kleber Eliandro da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esperando contribuir para ampliar as discussões sobre a questão da intertextualidade cultural, o objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de paródia no filme O Lamparina (1964), de Amácio Mazzaropi dedicado à representação no universo social e cultural do caipira com a satirização dos filmes de cangaço e sobre a figura histórica do mais famoso cangaceiro Lampião. Apresentaremos as influências que transpassaram o caminho do comediante Mazzaropi, buscando formadores da personagem caipira em sua história vivida desde o circo-teatro até a dimensão como diretor, ator, produtor e escritor de seus próprios filmes. Discutiremos também algumas razões da indiferença de críticos, que se uniram no movimento chamado Cinema Novo. Baseando-se nesses estudos, esta pesquisa transita de forma interdisciplinar pelas linguagens História da Cultura e Cinematográfica, apresentando o encontro entre cultura; caipira e cangaceiro, do modo que são expressas na condição de ficção no filme O Lamparina e nas referências históricas.
ASSUNTO(S)
caipira caipira cinema cangaceiro mazzaropi mazzaropi cangaceiro" parody movies paródia linguistica, letras e artes
ACESSO AO ARTIGO
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