Canaao
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas / Perception of music as theme and as an academic discipline
Minha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
-
2. Entre letra e mÃsica: aspectos de modalizaÃÃo na canÃÃo PalhaÃo (Mais Clara, Mais Crua)
O objetivo principal deste trabalho à verificar como se dÃo os processos de modalizaÃÃo inseridos na letra e no arranjo musical da canÃÃo intitulada PalhaÃo (Mais Clara, Mais Crua), com letra de Geraldo Carneiro e mÃsica de Egberto Gistmonti. O problema de pesquisa central à verificar se hà compatibilidade entre o material linguÃstico e o componen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
-
3. A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 / The constitution of a national identity on the basis of metadiscursivity in sambas composed between 1929 and 1945
Nesse estudo, investigamos de que forma se configura a construÃÃo do fazer metadiscursivo frente à constituiÃÃo de uma identidade nacional em sambas produzidos no perÃodo compreendido entre 1929 e 1945. A escolha do corpus justifica-se pelo expressivo uso do recurso da metadiscursividade pelos sujeitos discursivos dos sambas em anÃlise, alÃm de ser e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2010
-
4. BelelÃu e PretobrÃs: palavra, performance e personagens nas canÃÃes de Itamar AssumpÃÃo
O compositor Itamar AssumpÃÃo (1949-2003) iniciou sua carreira artÃstica no inÃcio dos anos 1980, ao lado do grupo de mÃsicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar à pa
Publicado em: 2009
-
5. Pessoal do CearÃ: A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade / Pessoal do CearÃ: the identity of a route and the route of an identity
Neste trabalho, pretendemos examinar um conjunto de dez canÃÃes (melodia e letra) do chamado Pessoal do CearÃ, grupo de cancionistas cearenses que migraram para o centro-sul do paÃs, no princÃpio da dÃcada de 1970. Temos como escopo averiguar se emerge da anÃlise uma imagem-fim de um enunciador geral que perpasse os textos selecionados, dando identida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2008
-
6. No Tom da CanÃÃo Cearense: do RÃdio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979) / In the Tone of the Pertaining to the state of Cearà Song: of Radio and TV, of the Homes and the Bars in the age of the Festivals (1963-1979)
Este trabalho busca, atravÃs das entrevistas e fontes escritas, narrar a HistÃria de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rÃdio, o teatro, as artes plÃsticas e a polÃtica, especialmente a relaÃÃo, mÃsico e mÃsica, suas experiÃncias de vida e condiÃÃo social. A confluÃncia de movimentos culturais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2007
-
7. Uma canÃÃo inacabada: formaÃÃo de professores de histÃria - a experiÃncia da FEPAM (1970 - 2001)
Esta disertaciÃn tiene como objetivo el estudio de la formaciÃn de profesores de Historia, en la Facultad de FilosofÃa, Ciencias y Letras de Patos de Minas, FAFIPA, Minas Gerais, Brasil, instituciÃn mantenida por la FundaciÃn Educacional de Patos de Minas, de 1970 hasta 2001. El objetivo principal fue registrar, comprender y analizar la constituciÃn de
Publicado em: 2006
-
8. O Tropicalismo E A Cultura Pop â Um Encontro Interdiscursivo Em Adriana Calcanhotto / The Tropicalismo AND the Pop Culture - Interdiscursivo Meeting In Adriana Calcanhotto
Esta pesquisa se propÃs a investigar de que maneira se dà o cruzamento discursivo entre o movimento estÃtico-ideolÃgico tropicalista e a CanÃÃo Pop, na produÃÃo literomusical de Adriana Calcanhotto. A teoria de base que norteou o trabalho foi a AnÃlise do Discurso de linha francesa, cujos principais subsÃdios teÃricos foram fornecidos por Dominiqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2005
-
9. Um estudo sobre a historiografia da mÃsica popular brasileira: 1961 - 2000
Este trabalho, que se encontra na linha de um debate historiogrÃfico, procura mostrar o ponto de vista de estudiosos da mÃsica popular brasileira, focalizada na dÃcada de 60 e nos movimentos musicais Bossa Nova, CanÃÃo de Protesto e Tropicalismo. AlÃm disso, sistematiza as obras selecionadas em autores com uma formaÃÃo intelectual fora do campo de co
Publicado em: 2003
-
10. Um ambiente hÃbrido inteligente para previsÃo de acordes musicais em tempo real
Motivados pela demanda do mercado de software musical, bem como pelo interesse cientÃfico envolvido no problema de previsÃo de sÃries temporais [Weigend, 1993], desenvolvemos um ambiente capaz de realizar previsÃes de acordes de canÃÃes de Jazz em tempo real. NÃs propusemos uma arquitetura hÃbrida original que tem como base uma rede neural MLP-backpr
Publicado em: 1999