Um estudo sobre a historiografia da mÃsica popular brasileira: 1961 - 2000

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Este trabalho, que se encontra na linha de um debate historiogrÃfico, procura mostrar o ponto de vista de estudiosos da mÃsica popular brasileira, focalizada na dÃcada de 60 e nos movimentos musicais Bossa Nova, CanÃÃo de Protesto e Tropicalismo. AlÃm disso, sistematiza as obras selecionadas em autores com uma formaÃÃo intelectual fora do campo de conhecimento da HistÃria e CiÃncias Sociais e autores com formaÃÃo nestas duas Ãreas. TambÃm trabalha com um exemplo da mÃsica popular brasileira desse perÃodo, centrado em Geraldo VandrÃ. Toda essa discussÃo, està apoiada no pensamento de Schopenhauer, Adorno e Hobsbawm, sobre mÃsica num sentido geral e sobre a mÃsica popular e a indÃstria cultural. Finalmente, procura-se ressaltar os diferentes olhares sobre os trÃs movimentos musicais, dentro do contexto da mÃsica popular como um todo, tendo em vista as diferentes formaÃÃo intelectual e Ãreas de conhecimento. TambÃm analisa algumas composiÃÃes de Vandrà e tenta organizar idÃias no sentido de desmitificar o âmitoâ VandrÃ

ASSUNTO(S)

mÃsica popular brasileira bossa nova protest songs geraldo vandrà tropicalismo bossa nova geraldo vandrà brasilian popular music canÃÃo de protesto historia tropicalismo

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