Brazilian Music Piano
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
-
1. ENTRE O PIANO E VIOLÃO: A MODIHA E A CULTURA POPULAR EM FORTALEZA (1888-1920). / Between the piano and the guitar: the Modinha and popular culture in Fortaleza (1888-1920).
The genre little fashion, protoformer urban popular music, grew up in a time when urgently sought a sense of national identity that, with the abolition of slavery and the proclamation of the Republic, won a new direction before the Brazilian intellectuality, translating into ideas such as Sílvio Romero, who advocated the "whitening" of racial and cultural B
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/10/2012
-
2. Babi de Oliveira: recortes da vida, da obra e catalogação de suas composições para canto e piano
Brazil is a country known for its cultural diversity, vastness and regional differences, specifically its music. Thus, preserving our heritage becomes a priority so as not to neglect our heritage. Given the variety of Brazilian composers research is fundamental to evaluate and maintain the musical heritage of our country. The research will focus on analyzing
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
3. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
This dissertation discusses the work Festspielmusik (2003) for two pianos and percussion written by Brazilian composers Ronaldo Miranda (1948). A historical contextualization provided the information pertinent survey of Ronaldo Mirandas trajectories vital and compositional. The article discusses the analogy between the mechanism of the piano (struck string i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
-
4. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
Esta dissertação discorre sobre a obra Festspielmusik (2003) para dois pianos e percussão do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (1948). Uma contextualização histórica propiciou o levantamento de informações pertinentes às trajetórias, vital e composicional, de Ronaldo Miranda. É discutida a analogia entre o mecanismo do piano (teclados com cord
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
-
5. Quatro estudos para piano solo de Vieira Brandão: uma abordagem técnico-interpretativa / Four studies for piano solo Vieira Brandão: a technical approach and interpretative
Nesta pesquisa e apresentada uma abordagem tecnico-pianistica sobre Quatro Estudos para piano Solo de Jose Vieira Brandao (1911-2002): Estudo n.1 (dedicado a Arthur Rubinstein); Estudo n.2 (dedicado a Ernesto Nazareth); Estudo n.3 (Chorinho); Tocata 1 (Estudo n.4). Brandao foi um eximio pianista que trabalhou tambem como compositor, regente e educador musica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/03/2012
-
6. Harry Crowl : marinas para piano - aspectos da construção da performance nas peças Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz / Harry Crowl : marinas for piano - performance aspects in the pieces Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz
O presente trabalho trata sobre a vida e obra do compositor Harry Crowl, criando um catálogo de sua produção musical e traçando um levantamento panorâmico de execuções de suas obras, evidenciando assim o valor de sua produção musical. Propõe-se aqui um estudo que leve diretamente à performance através da descrição das escolhas interpretativas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2011
-
7. A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado / A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado
In order to contribute to a still scarce bibliography of works that involve the edition of scores, this paper presents a critical and revised music edition of the last nine nocturnes for piano composer Almeida Prado, from its original manuscripts. An edited score facilitates the reading of the performer and contributes to the dissemination of those works. Th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
-
8. Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório / Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório
A presente dissertação tem o objetivo de demonstrar o uso da forma sonata por compositores brasileiros vivos. Inicialmente, será feita uma breve revisão bibliográfica do histórico de transformações pelo qual a forma sonata e também dos principais acontecimentos musicais do século XX no Brasil. Em seguida, serão analisadas sonatas de três composit
Publicado em: 2010
-
9. O idiomático de Francisco Mignone nas 12 valsas de esquina e 12 valsas-choro / O idiomático de Francisco Mignone nas 12 valsas de esquina e 12 valsas-choro
Este trabalho tem como objetivo principal descobrir e revelar como Francisco Mignone compôs as 12 Valsas de Esquina e as 12 Valsas-Choro para piano solo, contribuindo para o estudo e a divulgação da música brasileira. Através da análise realizada nesta tese, revelou-se o idiomático de Mignone referente a essas obras. Além disso, investigaram-se os da
Publicado em: 2010
-
10. Canto da língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira / Song of the language: Alberto Nepomuceno and the invention of brazilian music
Taking as its starting-point the intimate and primordial relationship between words and music, this thesis sets out to show how Alberto Nepomuceno (1864-1920), Brazilian composer from the north-eastern state of Ceará, tried for the first time, in a systematic manner, to create a body of Brazilian music aligned with the vanguard of his time.
Publicado em: 2009
-
11. A composição brasileira de piano para a mão esquerda / The Brazilian composition of piano for the left hand
Este trabalho foi realizado com o objetivo de reunir e executar as principais obras para piano, criadas no Brasil, compostas somente para a mão esquerda. Este repertório constitui uma especialidade musical de importância histórica, artística e acadêmica e não necessita permanecer velado ou esparsamente considerado. A tese possui dois capítulos e dois
Publicado em: 2009
-
12. Uma analise musical do Batuque da suite orquestral Reisado do Pastoreio de Oscar Lorenzo Fernandez
This research had the main object to present a possibility of performing the Brazilian symphonic music formed by afro-Brazilian influences, very little explorered by our performers. For that, was chosen particularly the "Batuque" from Suite "Reisado do Pastoreio" composed by Oscar Lorenzo Fernandez, one of the Brazilian woks full of musical richness and reco
Publicado em: 2009