Quatro estudos para piano solo de Vieira Brandão: uma abordagem técnico-interpretativa / Four studies for piano solo Vieira Brandão: a technical approach and interpretative

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/03/2012

RESUMO

Nesta pesquisa e apresentada uma abordagem tecnico-pianistica sobre Quatro Estudos para piano Solo de Jose Vieira Brandao (1911-2002): Estudo n.1 (dedicado a Arthur Rubinstein); Estudo n.2 (dedicado a Ernesto Nazareth); Estudo n.3 (Chorinho); Tocata 1 (Estudo n.4). Brandao foi um eximio pianista que trabalhou tambem como compositor, regente e educador musical ao lado de Villa-Lobos no projeto de Canto Orfeonico e estreando muitas obras de Villa-Lobos ao piano como os Choros n.11. A Obra de Vieira Brandao para piano nao e numerosa, mas encontram-se pecas de grande interesse para todos os niveis de desenvolvimento pianistico e uma linguagem musical particular. A proposta com este trabalho foi realizar uma pesquisa sobre Quatro Estudos para piano solo dentro de uma perspectiva tecnico-interpretativa. Para a metodologia foram adotados levantamento bibliografico e entrevistas (BAUER e GASKELL, 2002); analise do material musical considerando aspectos como a textura (BERRY, 1987; SIMMS, 1996), forma, elementos fraseologicos (SCHOENBERG, 1991), caracteristicas dos generos referidos pelo compositor nos subtitulos dos estudos sob o ponto de vista tecnico-pianistico (ALMEIDA, 1999; TINHORAO, 1978). Alguns desses elementos encontram-se destacados com base nas ideias que o proprio compositor manifestava sobre o nacionalismo, atraves da sua Tese de Livre Docência (BRANDAO, 1949. Os elementos por ele destacados encontram respaldo no repertorio pianistico tradicional, confirmando seu conhecimento sobre o repertorio pianistico. Observa-se que alguns dos aspectos da tecnica pianistica sao comuns entre os Estudos. Estes aspectos foram destacados e sobre eles elaborados comentarios e sugestoes para o trabalho do pianista (POVOAS,1999; FINK,1992; MARUN, 2010). No Capitulo 1 e apresentado um panorama sobre a carreira de Vieira Brandao como pianista, com quem estudou e trabalhou, estreias que fez de obras de Villa- Lobos, alem de abordar suas composicoes para piano. No Capitulo 2 ha uma abordagem tecnicoanalitica dos estudos, onde sao apresentadas caracteristicas estruturais e musicais de cada um dos estudos separadamente. No Capitulo 3 sao destacados aspectos melodicos e ritmicos, alguns comuns aos Quatro Estudos, com um interesse em funcao do trabalho tecnico-pianistico. Como resultados, foram observados alguns aspectos que demonstram que Vieira Brandao escreveu pecas que retratassem o Brasil, confirmando a preferencia do compositor pela estética nacionalista onde os elementos de diversos generos recorrentes da musica brasileira encontram-se estilizados

ASSUNTO(S)

tecnica e interpretação estudos para piano jose vieira brandão musica brasileira brandão, josé vieira música instrução e estudo piano instrução e estudo música brasil musica technique and interpretation piano studies jose vieira brandão brazilian music

Documentos Relacionados