Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório / Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório
AUTOR(ES)
Ederson Jose Urias Fernandes da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
A presente dissertação tem o objetivo de demonstrar o uso da forma sonata por compositores brasileiros vivos. Inicialmente, será feita uma breve revisão bibliográfica do histórico de transformações pelo qual a forma sonata e também dos principais acontecimentos musicais do século XX no Brasil. Em seguida, serão analisadas sonatas de três compositores brasileiros (Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victorio) e também peças de estrutura semelhante às delas (a Sonata em Si Menor de Liszt, a Sonata de Alban Berg e a peça Vattan de Roberto Victorio). Finalmente, serão dadas sugestões de estudo das obras escolhidas.
ASSUNTO(S)
brazilian contemporary music joão guilherme ripper joão guilherme ripper marlos nobre marlos nobre e roberto victorio música contemporânea brasileira piano piano roberto victorio sonata sonata
Documentos Relacionados
- Santoro : uma historia em miniaturas : estudo analitico-interpretativo dos preludios para piano de Claudio Santoro
- Marlos Nobre : concertante do imaginario para piano e orquestra de cordas Op. 74 : estudo analitico e interpretativo
- Ciclos nordestinos 1, 2 e 3 para piano de Marlos Nobre: uma abordagem analítico-interpretativa
- Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo.
- Duos para vibrafone e piano: estudo interpretativo das peças Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado e Domus Aurea de Edmund Campion