Ator Preparacao
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
13. Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas.
Esta dissertação consistiu numa reflexão sobre o trabalho de voz desenvolvido com os alunos das séries iniciais dos cursos de Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, no que diz respeito ao domínio técnico e expressivo do corpo para a expressividade vocal. Tendo como referenciais teóricos do Teatro - Stanislavski e Grotowski - meu objetivo foi estudar
Publicado em: 2008
-
14. Os Princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator.
Esta pesquisa trata sobre o estudo da ressonância da voz em dinâmicas lúdicas de jogos corpóreo-vocais para a formação do ator. O objetivo é, a partir do entendimento dos princípios sonoros da ressonância vocal no corpo físico e energético, desvendar a ressonância como caminho no processo criativo do ator. Na flauta vocal interna do corpo flui a
Publicado em: 2008
-
15. Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência / Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência
It investigate the role of the body in the animation theater, a theatrical gender that uses masks, puppets and objects as its main way of expression. The actor of this theater, known as actor-entertainer, actormanipulator or actor-puppeteer, has as his main characteristic the expression through the material elements mentioned above. Aim: to propose a basic b
Publicado em: 2007
-
16. Canção do mar de Salema : um processo de criação de ambiência sonora articulado pela voz do ator.
A presente dissertação aborda o processo de criação do laboratório A Ambiência Sonora na Cena, instruindo exercício de preparação vocal e a criação de jogos sonoros para composição da sonoridade da cena, por meio da orquestração das vozes dos atores associadas a sons de objetos, utilizados no processo criativo. As reflexões presentes neste tr
Publicado em: 2007
-
17. Modelagem e tessitura de voz para o ator: memória da experiência de ?a voz em off? e sua aplicação na interpretação de textos.
O texto que compõe esta dissertação parte, nos dois primeiros capítulos, do apontamento do processo, tanto do raciocínio, quanto do desenvolvimento das atividades que fizeram parte da preparação dos atores do projeto A Voz em Off. O terceiro capítulo é voltado para o ator, enquanto agente da concretização dos resultados práticos obtidos. Através
Publicado em: 2006
-
18. Improvisação e treinamento do ator: um percurso histórico.
Partindo do pressuposto de que a Improvisação sempre se encontra presente no fenômeno da representação teatral, este trabalho visa a investigar as maneiras como ela se insere no treinamento do ator. Para tanto, este estudo procura identificar quando e como se estabelece a noção de treinamento na história de sua formação, alguns de seus postulados e
Publicado em: 2006
-
19. Catirina, o boi e sua vizinhança : elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
20. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
21. A procura da essencia do ator : um estudo sobre a preparação do ator para a cena cinematografica
Traveling roads that are going from the language to the creation, of technical and material aspects to the human organicity, this study search to aim beginnings that contribute to the development of the actor s work for the movie scene, among them the naturalness, the organicity, the construction of the character versus the donation and the actor s readiness
Publicado em: 2005
-
22. Preparação vocal em escolas de teatro da cidade de São Paulo
Introdução: Esta pesquisa direciona-se compreensão da preparação vocal do ator, uma vez que o fonoaudiólogo também é um dos profissionais que participam dessa formação. Objetivo: analisar as condições que marcam a preparação vocal de atores em escolas de teatro da Cidade de São Paulo. Método: Para este estudo sorteamos três escolas de teatro
Publicado em: 2005
-
23. Atuação fonoaudiologica na preparação vocal do ator
Esta dissertação visa à colaboração da fonoaudiologia com o processo criativo do ator de artes cênicas. Ela enfoca a problemática da interpretação vocal de emoções extremas, como representar vocalmente personagens que exijam da sua voz além do que ela, naturalmente, poderia oferecer. Quando a fonoaudiologia visa tratar vozes patológicas, busca u
Publicado em: 2005
-
24. A voz integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator.
The aim of this dissertation was to develop a methodological proposal for the vocal preparation of the actor based on an analysis of the voice training developed by Jerzy Grotowski, Eugenio Barba and Wlodzimierz Staniewski. After a brief summary of the authors artistic experience and the three directors careers, recurring elements common to the vocal trainin
Publicado em: 2005