Preparação vocal em escolas de teatro da cidade de São Paulo
AUTOR(ES)
Daniela Gonçalves Leon Camacho
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Introdução: Esta pesquisa direciona-se compreensão da preparação vocal do ator, uma vez que o fonoaudiólogo também é um dos profissionais que participam dessa formação. Objetivo: analisar as condições que marcam a preparação vocal de atores em escolas de teatro da Cidade de São Paulo. Método: Para este estudo sorteamos três escolas de teatro de nível técnico e realizamos análise dos seus programas, bem como entrevistas com alunos (em grupos focais) e professores (individualmente). Os dois tipos de entrevistas foram transcritos e analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdo de Bardin (1970), que propõe uma técnica de análise por categorias. As categorias foram: Disciplina, Recursos Técnicos e Benefícios (nas entrevistas com os professores) Benefícios e Dificuldades (nas entrevistas com os alunos). Resultados: Quanto ao programa, observamos que a distribuição das aulas de voz aparece de forma diferente em cada curso e em nenhum deles há aulas de preparação vocal em todos semestres. Quanto às entrevistas dos professores, observamos que duas escolas têm uma abordagem mais voltada para a técnica vocal e uma escola está mais voltada para a construção do personagem. Todas as escolas embasam-se teoricamente em conhecimentos tanto da Fonoaudiologia como do Teatro. A maioria dos professores apóiam - se no método de Stanislavski e utiliza, como um dos recursos técnicos em suas aulas, o texto. A integração da técnica com a interpretação é realizada por todos os professores entrevistados. Em todas as escola, ao menos um dos professores entrevistados referiu associar corpo à voz. Quanto às entrevistas dos alunos, observamos que os grupos das três escolas compreendem a importância de trabalhar a voz e referem benefícios trazidos pelas aulas de preparação vocal. O grupo focal de alunos da escola 1 apresentou como única dificuldade a de transpor a técnica para interpretação. O grupo focal de alunos da escola 2 referiu dificuldade em relação ao necessário aprofundamento do conteúdo, a atualização das abordagens dos professores. dificuldades em relação à percepção da própria voz e ao trabalho da voz a partir das suas capacidades e não da voz ideal. O grupo focal de alunos da escola 3 referiu dificuldade em relação à distribuição dos professores, que leva à repetição de assuntos, e quanto à necessidade de um fonoaudiólogo na equipe. Referiu também dificuldades em relação à afinação e uso correto da voz. Conclusão: O fonoaudiólogo alcançou bons resultados como professor de disciplinas de preparação vocal no teatro. Isso, entretanto, não significa que o professor desta disciplina deva ser necessariamente o fonoaudiólogo. O que observamos foi a importância de uma articulação entre o conhecimento da areal teatral e a fonoaudiológica para que a construção da disciplina de preparação vocal possa alcançar níveis mais eficazes para o ator. A clínica fonoaudiológica também se beneficia com a inserção do fonoaudiólogo no teatro, porque esta faz - nos perceber a necessidade de trabalhar o corpo junto com a voz e nos faz compreender como trabalhar os personagens da vida cotidiana sem prejudicar a voz
ASSUNTO(S)
treinamento da voz teatro fonoaudiologia preparação vocal atores voz
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1451Documentos Relacionados
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