Improvisação e treinamento do ator: um percurso histórico.
AUTOR(ES)
Patrícia de Borba
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Partindo do pressuposto de que a Improvisação sempre se encontra presente no fenômeno da representação teatral, este trabalho visa a investigar as maneiras como ela se insere no treinamento do ator. Para tanto, este estudo procura identificar quando e como se estabelece a noção de treinamento na história de sua formação, alguns de seus postulados e em que medida a Improvisação se encontra presente em cada uma delas, com vistas à melhor compreensão dos conceitos que emergem da aplicação dos exercícios práticos. Trata-se também de estudar se tais conceitos podem servir, ou não, como remissa para a preparação do ator ao processo colaborativo, exigido na constituição do fenômeno teatral, através de técnicas improvisacionais.
ASSUNTO(S)
teatro improvisação (representação teatral) atores teatro
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
- O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro
- Ética e Estética no ator: uma questão de desejo
- Usina do Trabalho do Ator: reconhecimento de uma identidade
- Usina do Trabalho do Ator: (des)caminhos da criação