Strategy Solidary Community: Study of Case in a Communitarian Association in the Handle of Saint participant Augustin of the X Competition of Projects of the Program Solidary Qualification/1998 / EstratÃgia Comunidade SolidÃria: Estudo de Caso em uma AssociaÃÃo ComunitÃria no Cabo de Santo Agostinho participante do X Concurso de Projetos do Programa CapacitaÃÃo SolidÃria / 1998. / Strategy Solidary Community: Study of Case in a Communitarian Association in the Handle of Saint participant Augustin of the X Competition of Projects of the Program Solidary Qualification/1998 / EstratÃgia Comunidade SolidÃria: Estudo de Caso em uma AssociaÃÃo ComunitÃria no Cabo de Santo Agostinho participante do X Concurso de Projetos do Programa CapacitaÃÃo SolidÃria / 1998.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

O objeto deste trabalho consiste em analisar a proposta de reforma do aparelho estatal e o funcionamento da estratÃgia Comunidade SolidÃria, bem como o crescimento da participaÃÃo da sociedade civil organizada no repasse de responsabilidades do Estado, especificamente, polÃticas sociais, à sociedade civil. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, associada à anÃlise de contexto articulando a perspectiva da AssociaÃÃo ComunitÃria em questÃo, Ãs diretrizes emanadas do contexto atual, especialmente ao que se refere ao Estado brasileiro e reforma do Estado, estratÃgia Comunidade SolidÃria e novos papÃis estado â mercado â sociedade. Coloca-se à AssociaÃÃo ComunitÃria, um grande desafio, que à sem dÃvida, qualificar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, com recursos cada vez mais escassos. A escolaridade dos jovens participantes do Programa CapacitaÃÃo SolidÃria à relativamente baixa â pelo menos 70% dos jovens participantes possuem escolaridade da 5a a 8a sÃrie do ensino fundamental â e isso acaba dificultando consideravelmente a sua inserÃÃo no mercado de trabalho. O Programa CapacitaÃÃo SolidÃria traz consigo uma proposta, em parte, inovadora e coerente com as diversas transformaÃÃes polÃticas e sociais a que estamos inseridos â no que se refere à globalizaÃÃo e empregabilidade. Bem como, à assessoria tÃcnica prestada Ãs OrganizaÃÃes Capacitadoras, e mais especificamente à AssociaÃÃo ComunitÃria em questÃo, parceira no desenvolvimento dos cursos para a capacitaÃÃo profissional de jovens para o mercado de trabalho.

ASSUNTO(S)

capacitaÃÃo solidÃria associaÃÃo associaÃÃo comunitÃria reforma of the solidary estado reforma do estado jovens para o mercado de trabalho jovens for the work market servico social sociedade civil responsabilidades do estado responsabilidades of the communitarian estado capacitaÃÃo civil society

Documentos Relacionados