Qualidade da carcaça e rendimento de cortes cárneos de machos inteiros e castrados de diferentes grupos genéticos terminados em confinamento.

AUTOR(ES)
FONTE

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O experimento objetivou avaliar o desempenho em confinamento e os rendimentos e características das carcaças de bezerros de quatro grupos genéticos submetidos a duas condições sexuais. Bezerros Nelore (NE) e cruzados Canchim x Nelore (CN), Angus x Nelore (AN) e Simental x Nelore (SN), do rebanho da Embrapa Pecuária Sudeste, castrados ou não, após a desmama, recebendo dieta composta por silagem de milho e concentrados. A média de idade no início do confinamento foi de 253 dias e de peso vivo em jejum foram 204; 211 ; 217 e 232 kg para os grupos genéticos NE; CN: AN e SN, respectivamente. A média de ganho de peso foi maior (P<0,05) para animais inteiros do que para os castrados (1, 12 e 0,99 kg/dia) e maior (P<0,05) para os grupos genéticos AN (1,25 kg/dia) e SN (1, 17 kg/dia) do que NE (0,99 kg/dia) e CN (0,96 kg/dia). A conversão alimentar foi melhor (P<0,05) para os grupos de animais inteiros do que os animais castrados (6,5 e 7 ,2 kg matéria seca/kg ganho de peso). O peso vivo por ocasião do abate foi maior (P0,05) entre condição sexual e grupos genéticos. Não houve interação (P>0,05) entre condição sexual e grupo genético para as características estudadas.

ASSUNTO(S)

gado de corte bovinos consumo conversão alimentar ganho de peso idade de abate beef cattle intake feed efficiency slaughter age weight gain

Documentos Relacionados