Personagens e escrita diante do espelho: a questão do duplo em quatro romances de Roberto Drummond / Characters and writing in the mirror: the question of double in four novels by Robert Drummond

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/09/2009

RESUMO

Este trabalho examina o tema do duplo em quatro romances de Roberto Drummond: Ontem à noite era sexta-feira (1988), Hilda Furacão (1991), Inês é morta (1993) e O Cheiro de Deus (2001). A partir do exame dos procedimentos formais utilizados pelo autor, para configurar o duplo em tais obras, verificamos que esse elemento foi representado, principalmente, por personagens sósias e gêmeos. O primeiro caso ocorre em Inês é morta; o segundo, em Ontem à noite era sexta-feira e em O Cheiro de Deus. Além disso, constatamos que Roberto Drummond duplica não apenas personagens, mas também a própria escrita, constituindo o que denominamos, neste estudo, duplo da escrita. Analisamos tal estratégia narrativa nos romances: Hilda Furacão, Ontem à noite era sexta-feira e O Cheiro de Deus. Esta pesquisa apóia-se nos escritos de Nicole Bravo, Yves Pélicier e Ana Maria Lisboa de Mello, no que diz respeito à conceituação do referido tema, nas considerações de Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset com relação ao tema da cisão do Eu, e nas reflexões de Lucien Dällenbach e Linda Hutcheon no que concerne aos procedimentos narrativos da mise en abyme e da metaficção, respectivamente.

ASSUNTO(S)

literatura brasileira roberto drummond duplo mise en abyme metaficção letras brazilian literature roberto drummond double mise en abyme metaficcion

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