Mise En Abyme
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
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2. Dos sonhos de Kindzu e da produção dialética de lugares e não lugares em Terra sonâmbula, de Mia Couto
Resumo: “Naparama? Nunca eu tinha ouvido falar em gente dessa.” Com essa pergunta, o narrador Kindzu, criado pelo escritor moçambicano Mia Couto, apresenta-nos um dos eixos políticos e psicossociais do romance Terra sonâmbula (1992). Acompanharemos, nesse estudo, Kindzu, perspectivado pelos simbolismos, pela razão prática e poética dos Naparamas, d
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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3. TUDO SE ILUMINA COMO ROMANCE DE MISE-EN-ABYME: VIAGENS E ESCRITAS COMO FORMAS DE ACESSO AOS ARQUIVOS JUDAICOS E FAMILIARES
Resumo O artigo discute como na obra Tudo se Ilumina a experiência de viagem do personagem, que parte em busca das memórias judaicas de seu avô, se configura em matéria-prima para o romance que o mesmo vem escrevendo com o intuito construir para si um lugar na árvore genealógica de sua família. Assim, analisa-se como que o encontro do viajante-escrito
Alea. Publicado em: 2016-12
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4. A imagem é sempre virtual
Este texto apresenta e discute os processos de criação envolvidos no desenvolvimento de A imagem é sempre virtual, trabalho de conclusão apresentado junto ao curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial e final para obtenção do título de Bacharel em Artes Visuais. Tanto no trabalho poético, como no escri
Publicado em: 2010
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5. Personagens e escrita diante do espelho: a questão do duplo em quatro romances de Roberto Drummond / Characters and writing in the mirror: the question of double in four novels by Robert Drummond
Este trabalho examina o tema do duplo em quatro romances de Roberto Drummond: Ontem à noite era sexta-feira (1988), Hilda Furacão (1991), Inês é morta (1993) e O Cheiro de Deus (2001). A partir do exame dos procedimentos formais utilizados pelo autor, para configurar o duplo em tais obras, verificamos que esse elemento foi representado, principalmente, p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2009
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6. Personagens e escrita diante do espelho: a questão do duplo em quatro romances de Roberto Drummond / Characters and writing in the mirror: the question of double in four novels by Robert Drummond
Este trabalho examina o tema do duplo em quatro romances de Roberto Drummond: Ontem à noite era sexta-feira (1988), Hilda Furacão (1991), Inês é morta (1993) e O Cheiro de Deus (2001). A partir do exame dos procedimentos formais utilizados pelo autor, para configurar o duplo em tais obras, verificamos que esse elemento foi representado, principalmente, p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2009
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7. Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
O trabalho analisa a relação entre a escritura fílmica e o lugar do espectador na obra de Robert Bresson a partir de dois de seus filmes (Un condamné à mort sest échappé ou Le vent souffle où il veut, Um condenado à morte escapou ou O vento sopra onde quer, 1956 e Une femme doulce, Uma criatura dócil, 1969). Busca-se, então, compreender de que man
Publicado em: 2008