Partnerships in beef production: a case study in the northern region of Minas Gerais. / Parcerias PecuÃrias: um estudo multicaso no Norte de Minas Gerais.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O objetivo central dessa pesquisa foi identificar e descrever como produtores rurais e investidores urbanos interpretam o ambiente em que atuam, relacionando possÃveis fatores favorÃveis ou limitantes ao desenvolvimento das prÃticas de parcerias na pecuÃria bovina de corte, na regiÃo norte do estado de Minas Gerais. O mÃtodo de coleta de dados empregado foi o focused-intervew e foram entrevistados quatro produtores e quatro investidores parceiros, escolhidos pela amostragem por julgamento. Os seguintes fatores foram apontados pelos investidores como incentivos à parceria: escassez capital para se tornar produtor rural, ser bom negÃcio e aplicaÃÃo de retorno rÃpido. Os produtores percebem as seguintes vantagens na parceria: permite ocupar as pastagens ociosas e suprir a falta de capital prÃprio. Os fatores que desestimulam a prÃtica da parceria pecuÃria mais citados pelos investidores sÃo: a baixa qualidade das pastagens, o clima frio e a falta de confianÃa no parceiro produtor. Jà os produtores avaliam o perfil pessoal do parceiro, preferindo pessoas de fÃcil diÃlogo e que nÃo desconfiem do seu trabalho. Avaliam, tambÃm, o regime de chuvas do perÃodo e a qualidade do rebanho objeto da parceria. Os fatores favorÃveis de maior peso na decisÃo final dos investidores sÃo a seguranÃa e a liquidez do investimento. Para os produtores a parceria representa uma captaÃÃo de longo prazo, uma possibilidade de renda concentrada e de um melhor uso do suporte da propriedade. Como fatores limitantes de maior peso, tem-se, na visÃo do investidor, a desconfianÃa do negÃcio em sociedade, o risco da seca e risco de falÃncia. Os produtores avaliam o risco da seca, a renda em longo prazo, a desconfianÃa do investidor e problemas no acerto de contas como principais fatores limitantes. Comparando a parceria pecuÃria com o aluguel de pastagem, como forma de uso da propriedade, os produtores identificaram o melhor manejo da propriedade, a remuneraÃÃo continuada e a economia forÃada como pontos positivos da parceria. Em favor do aluguel da pastagem tem-se maior remuneraÃÃo e prazo menor do contrato. Ao final do estudo, os produtores e os investidores foram colocados frente à possibilidade de escolherem entre ser produtor ou investidor. As opiniÃes foram divididas, metade dos investidores e metade dos produtores escolheram mudar de lado na atividade. Todavia, os resultados sugerem que a parceria à avaliada de forma positiva pelas duas categorias de parceiros, sendo uma alternativa ao emprÃstimo bancÃrio quando existe limitaÃÃo de capital.

ASSUNTO(S)

partnerships in beef production analyse interpretative financiamento rural anÃlise interpretativa agronegÃcio norte de minas parceria pecuÃria administracao rural investiment northern region of minas gerais agribussines

Documentos Relacionados