Os jogos eletrônicos na América Latina: mercado de trabalho, habilidades cognitivas e identidade cultural em tempos de tecnocultura / Eletronic games in America Latina: the job market, cognitive abilities and cultural identity in technos times

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente estudo constitui-se de uma análise exploratória bibliográfica, e vale-se de pesquisas de campo registradas em diversas publicações como anais de congressos, livros, revistas e websites. Seu objetivo é aprofundar o entendimento sobre de que maneiras os jogos eletrônicos inserem-se na vida dos jovens latino-americano. Optou-se por analisar tal inserção em três direções: a) a influência que os jogos exercem no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos jogadores b) a contribuição que os jogos dão à formação das identidades culturais dos jovens contemporâneos c) a relação entre tais influências e as exigências do mercado de trabalho contemporâneo, altamente informatizado Buscou-se, para tal, uma abordagem cultural para a questão, analisada sempre à luz da socialização dos sentidos atribuídos à produção simbólica dos jogos e respeitando sempre as particularidades inerentes ao lugar simbólico no qual se insere a América Latina.

ASSUNTO(S)

educação education electronic games hipermídia hypermedia information technology jogos eletrônicos tecnologia da informação

Documentos Relacionados