Movimento dos atingidos por barragens (MAB), a questÃo ambiental e a participaÃÃo polÃtica / The Affected by Dams Movement (MAB), a environmental question and the participation politics

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/09/2006

RESUMO

Durante os anos anteriores, mas sobretudo a partir da dÃcada de 1990, pesquisadores tÃm chamado a atenÃÃo para um campo emergente de estudos formados pela confluÃncia de ambientalismo e movimentos sociais, vertente polÃtica bastante promissora jà que integra demandas universalistas ao invÃs de particularistas, como à o caso da maioria dos movimentos sociais mais contemporÃneos. Como este campo à emergente e, portanto desafiador, pareceu-me pertinente propor como objeto de investigaÃÃo as relaÃÃes entre a questÃo ambiental e um movimento social especÃfico â o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), partindo da hipÃtese de que a as questÃes relativas ao meio ambiente deveriam receber um lugar de destaque na pedagogia e na metodologia deste movimento em razÃo de sua prÃpria natureza polÃtica. PorÃm, a partir da pesquisa e anÃlise dos documentos produzidos pelo MAB decidi verificar, atravÃs de um estudo de caso â e utilizando a observaÃÃo participante como mÃtodo â como a relaÃÃo entre a questÃo ambiental e a participaÃÃo polÃtica se configurava no cotidiano de moradores atingidos por barragens. Para proceder a esta verificaÃÃo escolhi a barragem do CastanhÃo, localizada no MÃdio Jaguaribe, CearÃ, e o reassentamento rural Novo Alagamar que à Ãpoca da pesquisa (2004-2005) jà obtivera resultados polÃticos considerÃveis atravÃs do apoio e da militÃncia no MAB. Os dados apresentados e discutidos neste trabalho, com apoio de textos teÃricos atuais, confirmam que a temÃtica ambiental à tÃo integrada na ideologia do MAB â seja na identificaÃÃo de problemas ou nas formas emergenciais de solucionÃ-los, que este movimento jà conseguiu, em diÃlogo com movimentos internacionais similares, produzir uma reflexÃo crÃtica sobre o modelo de polÃticas energÃticas e hÃdricas no momento histÃrico atual do modo de produÃÃo capitalista, comumente denominado globalizaÃÃo. Esta pesquisa tambÃm constatou que os moradores do reassentamento Novo Alagamar possuem uma compreensÃo do significado de meio ambiente e educaÃÃo ambiental, embora nÃo utilizem essas terminologias produzidas pela cultura institucional brasileira. Todos os dados obtidos por meio da observaÃÃo participante â o mÃtodo considerado como o mais adequado para registro de concepÃÃes implÃcitas â revelaram que, para os moradores do reassentamento, o ambiente à concebido como historicizado, isto, à inseparÃvel do ser humano e do universo social.

ASSUNTO(S)

outros movimento dos atingidos por barragens (mab) participaÃÃo polÃtica educaÃÃo ambiental environmental education political participatio affected by dams movement (mab)

Documentos Relacionados