Geração de células T de memória e linfócitos T reguladores em camundongos BALB/c vacinados com vetor plasmidial contendo o inserto P10 de Paracoccidioides brasiliensis. / Generation of memory and regulatory T cells in BALB/c mice immunized with plasmid DNA encoding the P10 peptide of Paracoccidioides brasiliensis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Paracoccidioides brasiliensis é um fungo dimórfico patogênico agente etiológico da paracoccidioidomicose (PCM), uma micose endêmica no Brasil. A busca por alternativas para reduzir o tempo de tratamento da PCM levou ao desenvolvimento de uma vacina de DNA contendo a sequência do peptídeo P10 de P. brasiliensis. Neste trabalho, avaliamos a geração de células T de memória e células T reguladoras em camundongos imunizados com esta vacina de DNA antes e após o desafio com o fungo, através da análise de seus esplenócitos e linfócitos pulmonares por citometria de fluxo. Os resultados mostram um aumento no percentual de células T reguladoras e de memória no baço e pulmões dos animais imunizados antes e depois de 30, 60 e 120 dias do desafio em comparação com os grupos controle e não imunizado. Outro experimento revelou que o modelo experimental da PCM in vivo é capaz de induzir a expressão de RORγt. Este estudo mostra que nossa vacina de DNA contra a PCM gera células com fenótipo de reguladoras e de memória, caracterizando seu potencial para o tratamento desta micose.

ASSUNTO(S)

células t de memória células t reguladoras células th17 dna vaccines memory t cells p10 p10 paracoccidioidomicose paracoccidioidomicosis regulatory t cells th17 cells vacinas de dna

Documentos Relacionados