ComposiÃÃo quÃmica, vitreosidade e digestibilidade de diferentes hibrido de milho para suÃnos / Chemical composition, Vitreouness and Digestibility of different hybrids of corn for swineâs.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Objetivou-se avaliar a composiÃÃo quÃmica, a vitreosidade e os valores nutricionais de diferentes hÃbridos de milho atravÃs de um ensaio de metabolismo com suÃnos em crescimento, que foi conduzido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foram utilizados 24 suÃnos em fase de crescimento (35,6 Kg * 3,05 kg de PV), machos castrados mestiÃos (LD x LW), os quais foram mantidos em gaiolas de metabolismo e distribuÃdos em um delineamento inteiramente ao acaso, totalizando 24 parcelas. Os tratamentos experimentais consistiram de 6 raÃÃes que continham, cada uma, um hÃbrido de milho diferente, suplementadas com vitaminas e minerais. Os hÃbridos de milho testados foram: milho alto Ãleo (MÃleo) e milho QPM (MQPM), como milhos especiais; e milho dentado (Mdent), milho semidentado (Msemi) e dois milhos duros (Mdur1) e (Mdur2) como milhos comuns de diferentes texturas. Os valores obtidos de vitreosidade, coeficiente de digestibilidade da proteÃna bruta (CDPB) e energia digestÃvel (ED) para MÃleo, MQPM, Mdent, Msemi, Mdur1 e Mdur2 foram 78,5; 71,7; 57,2; 68,2; 75,9; 82,8; 81,68; 80,14; 82,35; 69,71; 76,98; 75,61; 3680; 3426; 3597; 3441; 3340 e 3469, respectivamente. Foram observadas diferenÃas significativas (P<0,05) para os valores de vitreosidade, mostrando que os milhos de textura dura apresentam maior vitreosidade em relaÃÃo ao semidentado e ao dentado. Houve diferenÃas significativas no CDMS, CDPB e ED entre os milhos estudados (P<0,05), mostrando que o milho alto Ãleo (MÃleo) e o dentado (Mdent) foram superiores aos demais. Em relaÃÃo ao nitrogÃnio retido (%NR), houve diferenÃas significativas (P<0,05) entre os milhos estudados. Para esta variÃvel os milhos dentado, QPM e alto Ãleo mostraram-se superiores aos milhos semidentado e os duros. Conclui-se que o milho dentado apresenta menor vitreosidade e, por isso, melhor valor nutricional, mostrando que a vitreosidade pode ser um bom parÃmetro para selecionar hÃbridos de milho comum. AlÃm disso, foi semelhante ou superior em alguns parÃmetros nutricionais, quando comparado aos milhos especiais âalto Ãleoâ e âQPMâ, revelando seu potencial de uso para suÃnos.

ASSUNTO(S)

milho vitreouness suine corn vitreosidade composiÃÃo quÃmica zootecnia digestibilidade suÃnos chemical composition digestibility

Documentos Relacionados