Avaliação institucional e formação superior em turismo: significados para a requalificação do bacharelado em turismo da UNIFRA, Santa Maria (RS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Considerando a expansão do ensino superior em turismo no Brasil e o destaque que recebe enquanto objeto de estudo para várias áreas, observa-se a necessidade de abordar a questão da adequação da formação em turismo, atendendo às expectativas do meio acadêmico, mercado e agentes participantes do ensino em turismo. Dessa forma, o presente estudo visa apresentar a avaliação institucional como instrumento para detectar a situação em que se encontra o curso avaliado e facilitar a tomada de decisões que possibilitem a constante requalificação do curso. Para tal propósito, optou-se pela pesquisa de caráter qualitativo e do tipo exploratória, fundamentada por dados coletados em levantamento bibliográfico e documental e a realização de pesquisa de campo, com aplicação de questionários e efetuação de entrevistas semi-estruturadas em um curso de bacharelado em turismo no estado do Rio Grande do Sul. Como resultado, constatou-se a relevância da avaliação institucional enquanto processo de aprimoramento do objeto pesquisado e a importância de um trabalho desenvolvido com interesse e seriedade por parte da instituição, considerando esta prática como uma atividade periódica e de grande valor na área de educação.

ASSUNTO(S)

avaliação avaliação institucional institutional assessment tool certification assessment ensino superior em turismo university turismo regional turismo centro universitário franciscano universidade tourism programs

Documentos Relacionados