A mentoria na educaÃÃo de crianÃas e adolescentes carentes: estudo de caso de um projeto de reforÃo escolar em uma comunidade do Recife/PE. / The mentoria in the education of children and devoid adolescents: study of case of a project of pertaining to school reinforcement in a community of the Recife/PE.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A mentoria se caracteriza pela relaÃÃo existente entre mentor (alguÃm com reconhecida experiÃncia) e mentorado (um neÃfito), na qual o mentor serve de guia para o jovem aprendiz, dando-lhe conselhos, instruÃÃes, patrocÃnio e amizade, de modo a facilitar o desenvolvimento de sua carreira. Em troca, o mentor obtÃm reconhecimento, apoio e realizaÃÃo ao acompanhar o crescimento profissional de seu mentorado. A mentoria voltada para jovens e adolescentes com risco para a delinqÃÃncia tem sido investigada em paÃses como Estados Unidos e CanadÃ. Dentre os benefÃcios encontrados, pode-se citar a diminuiÃÃo de comportamentos agressivos, reduÃÃo da evasÃo escolar, aumento da auto-estima e, conseqÃentemente, reduÃÃo da delinqÃÃncia juvenil. A presente pesquisa propÃs-se a investigar um programa de mentoria, voltado para crianÃas e adolescentes carentes. O objetivo foi verificar quais as especificidades deste programa num contexto brasileiro e quais os benefÃcios desta relaÃÃo na vida dos mentorados (crianÃas e adolescentes), dos mentores (colaboradores do projeto) e da comunidade. A percepÃÃo das famÃlias acerca do projeto tambÃm foi considerada. Fez-se um estudo de caso exploratÃrio-descritivo, acerca de um projeto de reforÃo escolar, localizado na Vila do VintÃm II, uma comunidade carente do Recife. A estratÃgia de pesquisa foi qualitativa, atravÃs de entrevistas, observaÃÃo e anÃlise documental. PÃde-se perceber que apenas em alguns aspectos a mentoria ocorrida no projeto diferia dos achados na literatura. Por exemplo, o fato de o mentor ser um modelo para o mentorado (fato explÃcito teoricamente) nÃo ficou evidenciado neste contexto. A pesquisa procurou verificar a viabilidade de uma forma de intervenÃÃo na vida de crianÃas e adolescentes carentes, que pode ser utilizada por organizaÃÃes privadas como meio de aÃÃo de responsabilidade social e por instituiÃÃes pÃblicas, no sentido de alcanÃar maior aproveitamento escolar das crianÃas e dos adolescentes.

ASSUNTO(S)

administracao impoverished community delinqÃÃncia comunidade carente delinquency psychosocial support mentoria. educaÃÃo mentorship suporte psicossocial tutorship education

Documentos Relacionados