A insuficiência da linguagem: fundamentos para uma estética da arte tecnológico-digital / The insufficiency of language: fundaments for an aesthetics of the technological-digital art

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Com o objetivo de descobrir o modo próprio como as recentes manifestações artísticas tecnológico-digitais enfrentam o problema da representação e da insuficiência da linguagem, esta tese investiga as relações entre mímesis, representação e arte como técnica, arte como invenção, arte e ciência, arte e linguagem e arte e indústria cultural. Neste trabalho, o reconhecimento da insuficiência da linguagem constitui um dos pilares de fundamentação de uma possível estética da arte tecnológico-digital. Este aspecto é abordado diacronicamente, desde Platão, com o conceito de mímesis, até a articulação lingüística dos textos místicos, aqui representados por Marguerite Porete e Pseudo Dionísio. O segundo pilar de fundamentação da estética tecnológico-digital é apresentado com base na crise da representação. Os modernos fizeram do reconhecimento da insuficiência da linguagem o motivo para a quebra do paradigma mimético da representação. Ortega y Gasset chamou de desumanização essa tendência a desviar do real como referente e chegou mesmo a prever, ainda que sem acreditar, numa arte completamente conceitual e abstrata, sem nenhum elemento humano. Essa desumanização criaria uma arte-artística, cujo prazer estético não estava mais fundado no reconhecimento entre obra de arte e vida, mas no prazer inteligente da compreensão. A recepção ativa, consistiria, então, nessa abertura da obra para a reflexão. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa constituía um novo mercado para o que Theodor Adorno e Max Horkheimer chamaram de Indústria Cultural, utilizando uma linguagem de fácil reconhecimento entre a ficção e a percepção ideológica da realidade. Nesta perspectiva, as técnicas e tecnologias acabaram por merecer a culpa do empobrecimento do discurso o que é, no mínimo, uma compreensão muito parcial do pensamento de Adorno. Deste modo, esta tese estabelece as bases fundamentais para uma releitura da teoria crítica a partir da visão de uma nova estética ditada pelas novas tecnologias da comunicação. Os conceitos aqui apresentados são embasados nos estudos de estética subsumidos das obras de Immanuel Kant, Gilles Deleuze, Mário Costa e Lúcia Santaella

ASSUNTO(S)

aesthetics estética arte e tecnologia insufficiency of language arte tecnológico-digital arte digital mimesis na arte comunicacao technological-digital art art and cultural industry, art and language, art and science arte e indústria cultural, arte e linguagem, arte e ciência insuficiência da linguagem

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